Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial será na UESC

20/03/2019 atualizada em 22/03/2019 10:17 - Assinado pela ASCOM

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em conjunto com o Núcleo Regional de Saúde – (NRS Sul) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizarão, entre os dias 26 e 28 de março, o Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial.

O evento, que será realizado no auditório da UESC, das 8 às 17 horas, tem como principal finalidade proporcionar a atualização das equipes de saúde municipais e regionais, especialmente de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, sobre ações de vigilância epidemiológica, diagnóstico, manejo clínico e controle das doenças transmitidas por vetores mais prevalentes nos municípios que compõem a área de abrangência do NRS Sul.

As doenças de transmissão vetorial ainda são responsáveis por elevado índice de mortalidade e morbidade no Brasil e na Bahia. Na Região de Saúde Sul (NRS Sul) do estado, as doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica são as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), esquistossomose e leishmaniose. O controle dessas doenças constitui um grande desafio, num contexto de descentralização das ações de prevenção e controle vetorial aos municípios. Por esse motivo, segundo técnicos da Divep, é necessária permanente formação de profissionais que atuam nas áreas de vigilância epidemiológica, ambiental, controle vetorial, entomologia e manejo clínico de casos, a fim de sensibilizá-los acerca do cenário epidemiológico do seu território.

Com a realização do encontro, também será possível fortalecer a integração entre ensino e serviço, por meio de apresentações de trabalhos acadêmicos e experiências exitosas na área de vigilância e controle vetorial. As atividades serão realizadas no Auditório Paulo Souto da UESC (Ilhéus/Itabuna – Bahia), das 8 às 17 horas, nos dias 26 e 27. No dia 28, quando ocorrerá o encerramento das atividades, a programação será das 8 Às 12 horas.

Na oportunidade, serão apresentadas experiências exitosas e/ou trabalhos científicos na forma de banner. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela comissão científica do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 25/03 através da página do evento.