Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Egressas do curso de Comunicação Social participam de antologia dedicada a Marielle Franco

16/08/2019 atualizada em 19/08/2019 14:29 - Assinado pela ASCOM

Profundanças completa 5 anos de atuação e atinge a marca de 51 escritoras mapeadas e publicadas com edição dedicada a Marielle Franco e a Nátali Yamas.

No dia 23 de agosto de 2019 ocorrerá o lançamento virtual da obra colaborativa Profundanças 3. A coletânea organizada pela professora da UNEB, poeta e performer Daniela Galdino (campus XX), em parceria com a Voo Audiovisual, reúne poemas, contos, ensaios fotográficos e estará disponível para download gratuito no site http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3/
Outra ação que marca o lançamento da antologia é o Sarau Profundanças, na 13ª edição do IC – Encontro Internacional de Artes, no dia 25 de agosto, em Salvador/BA.  No sarau, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais de Profundanças, estarão presentes 10 das escritoras que compõem a terceira edição da coletânea. 
Em sua terceira edição, Profundanças homenageia Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro brutalmente assassinada em 2018, e Nátali Yamas, jovem fotógrafa negra com forte atuação em Itacaré/BA, que assina as imagens da capa e das páginas de transição. Duas mulheres negras de gerações e territórios diferentes, mas que se encontram a partir do discurso em sua arte e vivência política, de enfrentamento e denúncia do machismo e racismo e pela busca do bem viver da população negra e periférica, especialmente de outras mulheres negras, base fundamental da pirâmide social brasileira.
Composta por textos literários de 22 escritoras da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, cujas imagens foram captadas por 22 fotógrafes, a antologia literária e fotográfica visa confluir os diversos olhares através da horizontalidade, dos fluxos e dos encontros entre mulheres, que escrevem a partir dos seus lugares de diferenças. 09 das fotógrafas que colaboram com Profundanças 3 são egressas do curso de Comunicação Social da UESC, o que revela a inserção dessas profissionais em redes colaborativas dedicadas à visibilidade de mulheres no campo das artes.
Desde sua primeira edição, em 2014, o projeto tem como propósito combater a invisibilidade de escritoras nos campos literário e editorial. Para isso, se soma a outras iniciativas de difusão da literatura escrita por mulheres. Com grande circulação nas redes sociais, a coletânea é uma produção independente que se desenvolve com o apoio de uma ampla rede de colaboradores, dentre fotógrafes, designers e produtores.
Profundanças 3 é também a comemoração da consolidação de um importante espaço de mapeamento, difusão e encontro dessas mulheres e suas narrativas. A publicação extrapola o ativismo virtual e vem sendo estudada em diversas universidades, a exemplo da UFBA, UESC, UEFS, UFRPE, UESB e UNEB. Além disso, em suas edições anteriores, o projeto colaborativo se desdobrou em rodas de conversa, com a presença das escritoras e fotógrafes de Profundanças, em diversas cidades da Bahia e de Pernambuco.

Comemorativa dos 5 anos de atuação, a terceira edição do projeto atinge a marca de 51 escritoras com a publicação de poemas e escritos de A Luz Bárbara (PB/SP), Bárbara Uila (BA), Cynthia C S Barra (BA), Daniela Galdino (BA), Ezter Liu (PE), Francisca Araújo (PE), Gessyka Santos (RN), Isabelly Moreira (PE), Joana Velozo (PE/ESP), Jovina Souza (BA), Marina Melo (SP), MonaRios (PE), Mônica Menezes (BA), NegrAnória d'Oxum (BA), Odailta Alves (PE), Odília Nunes (PE), Paula Santana (PE), Raiça Bonfim (BA), Tatiana Dias Gomes (BA), Tereza Sá (BA), Vânia Melo (BA), Yasmin Morais (BA). Fazem parte da publicação também os ensaios fotográficos de Andreza Mona (BA),  ngelo Azuos (PE), Álvaro Severo (PE), Analu Nogueira (BA), Brenda Matos (BA), Diego Mallo (Espanha), Eline Luz (BA), Fafá Araújo (BA), Laís Aranha (SP), Luísa Medeiros (RN), Maria Ruana (PE), Marianna Souto (PE), Mylena Sousa (SP), Nathália Miranda (BA), Nathália Tenório (PE), Renata Pires (PE/França), Sarah Fernandes (BA), Silvia Leme (BA), Tacila Mendes (BA), Tom Correia (BA), Uiara Moura, Yalli Borges (PE).

Serviço:
O que: Lançamento virtual de Profundanças 3 - Antologia Poética
Quando: 23 de agosto de 2019
Onde: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3/
O que: Sarau Profundanças no 13º IC: Encontro das Artes
Quando: 25 de agosto de 2019
Hora: 17:30
Onde: Salvador/BA (Casa Rosada - Barris)
Transmissão online: no facebook @profundancas e no Instagram @profundancas_antologia  

 
 




            


Data de publicação
18/09

Ministério da Defesa realiza na UESC o IV Congresso Nacional do Projeto Rondon

O tema deste ano, “Cidadania e Sustentabilidade”
16/09

Aulas de Tai Chi Chuan e Meditação

A Partir de 24 de Setembro
12/09

Ranking Britânico inclui UESC entre as melhores do mundo

O THE "Times Higher Education" é o provedor dos dados que sustenta a excelência universitária em todos os continentes do mundo
11/09

Comitê de Cultura e Paz oferece Oficina de Atenção Plena

Oficina aberta a toda comunidade acadêmica
10/09

Curso Laboratório Métodos Estatísticos Multivariados

Início em 07 de Outubro
09/09

Curso Tópicos em Análise do Discurso

De 18 de Setembro à 11 de Outubro
09/09

Curso de Comunicação da UESC comemora 20 anos ganhando quatro prêmios nacionais

Foram premiados durante o 42º INTERCOM, ocorrido na Universidade Federal do Pará, em Belém
03/09

Uesc Azul

Dias 23 e 24 de Setembro
02/09

V Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Linguística e Literatura do Nord

Dias 13 e 14 de Novembro
02/09

Governo assina ordem de serviço para recuperação do Instituto do Cacau

O prédio pertence a UESC mas é utilizado por vários órgãos do governo
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster