UESC escolhe os nomes que vão compor a lista tríplice para reitor e vice

27/11/2019 - Assinado pela ASCOM

Os professores Alessandro Fernandes (reitor) e Mauricio Moreau (vice-reitor) foram indicados a reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A escolha através do voto da comunidade acadêmica, correu terça-feira (26). A conclusão da apuração dos votos e a proclamação dos resultados se deu nos primeiros minutos da madrugada desta quarta-feira (27).

Concorreram, além de Alessandro Santana e Mauricio Moreau (vice) com um escore de 2391,8278; Cristiano Bahia (reitor), George Albuquerque (vice) 2166,7029; Pedro Marinho(reitor), Ronan Corrêa (vice) 653,6896, e Guilhardes Júnior(reitor), Agna Menezes (vice) 474,3760.

O dia de hoje (27) está reservado para os pedidos de impugnação do resultado e o julgamento dessas impugnações e homologação do resultado final será no dia 29. O prazo final para o encaminhamento, o resultado e, as decisões dos recursos pela Comissão Eleitoral ao Conselho Universitário será no dia 9 de dezembro. Nesta data o Conselho Universitário autoriza ao presidente do Conselho, o reitor Evandro Sena Freire, a encaminhar a listra tríplice ao governador da Bahia, para homologação do reitor e vice-reitor, cuja posse será em fevereiro

Mesmo com uma eleição bastante concorrida, com quatro candidaturas, ao final os candidatos se confraternizaram, agradeceram o apoio da reitoria, da comissão eleitoral e de cada docente, discentes e servidor técnico-administrativo que participou do processo. Ressaltaram a importância do embate de idéias, do debate em torno do fortalecimento da instituição. Lembraram que a partir de agora, desarmados os palanques, todos deverão estar empenhados na construção de uma universidade mais forte. Alessandro Santana, vencedor do pleito, disse que vai precisar de todos e os conclamou a estarem juntos.

O reitor Evandro Sena Freire avaliou como um grande momento para a Universidade Estadual de Santa Cruz. Revela que a instituição está no rumo certo, comprometida com os seus objetivos e buscando atender através das suas atividades finalísticas (graduação, pesquisa e extensão), de forma condizente com as exigências da sociedade.

O processo eleitoral da UESC é coordenado por uma comissão escolhida pelo Conselho Universitário (Consu) e nomeada por seu presidente e reitor da UESC, Evandro Sena Freire, formada por representantes dos docentes: Luiz Antônio dos Santos Bezerra, Lilia Marta Brandão Soussa Modesto e Francisco Mendes Costa, titulares. Os docentes escolhidos para suplentes são: Marcelo Ossamu Honda, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos e Fernando José Reis de Oliveira.

Os representantes dos Servidores técnico-administrativos são: titular, Marciene Aparecida Fernandes Die Deriche e suplente, Evany Cavalcante de Souza Rocha. Representando os discentes, na condição de titular João Lins Costa Sobrinho e suplente Lueny de Souza Rodrigues.

O colégio eleitoral da Universidade Estadual de Santa Cruz é composto por 8.307 eleitores entre docentes, discentes e técnicos-administrativos, dos quais votaram 3.709, registrando uma abstenção de 4.598 votantes.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas