UESC amplia ações do Museu-Vitrine das Artes Visuais

27/01/2020 - Assinado pela ASCOM

Através de duas vitrines, localizadas nas proximidades da 2ª escada de acesso aos pavilhões Pedro Calmon, Waldir Pires e Adonias Filho, o Museu-Vitrine exibe pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, peças de cerâmica e madeira, dentre outras formas de arte, a estudantes, servidores, professores, transeuntes de um modo geral.

O projeto de extensão foi idealizado e implementado em 2010 pelo arquiteto, arqueólogo, artista plástico e professor de História da Arte, Guilherme Albagli de Almeida.

No campo da difusão da arte e da cultura, o Museu-Vitrine se irmana com as ações da Especialização em Gestão Cultural (lato sensu), Núcleo de Artes (NAU), Kàwé (Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais), dentre outras instâncias da UESC.

Em seus nove anos de existência, o Museu-Vitrine realizou diversas exposições, a exemplo de “Arte em Madeira” (com peças da China, Costa do Marfim, Japão, Quênia e Brasil); “Máscaras Ritualísticas Africanas” (com peças de Angola), dentre outras.

O Museu Vitrine, agora, sob coordenação do professor Samuel Mattos (Departamento de Letras e Artes), vai servir também de espaço para difusão de trabalhos de artistas regionais e da própria comunidade da UESC.

Nesse sentido, em fevereiro de 2020, a Universidade vai lançar um edital público para acolher manifestações de interesses dos artistas.

Num lance de vista, quem passa absorve a criação estética e artística, que, por sua vez, pode impressionar instruir, educar, lançar luzes sobre a vida e do que dela pode ser feito.