UESC adere ao atendimento do Tele Coronavírus 155

26/03/2020 - Assinado pela ASCOM

Diante de um cenário atípico, com a propagação do coronavírus, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) evidencia o seu caráter extensionista participando da ação Tele Coronavírus 155.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Mônica de Andrade Nascimento, “nela acadêmicos das séries finais do curso de medicina esclarecem dúvidas da sociedade civil e oferecem um serviço de triagem indicando se a pessoa com sintomas precisa ir a emergência ou se deve manter-se em distanciamento social”.

Segundo Mônica Andrade, “os acadêmicos têm assim a oportunidade de serem atuantes em um contexto atípico e aprenderem precocemente a enfrentar qualquer desafio que possa ser imposto ao longo do seu exercício profissional”. Além disso, um grupo de professores experts em procedimentos de emergência, estão organizando um curso de manejo de vias aéreas em Sars-cov 2 para treinamento de profissionais da rede que atuarão na assistência desses pacientes.

Ana Carolina Assunção, estudante do quinto ano do curso de Medicina da Uefs, destaca “a importância desse tele atendimento para a formação acadêmica, já que abrange aspectos desde a atualização científica, por meio de diversos materiais como artigos, protocolos e fluxogramas do MS e da literatura científica mundial, como também a prática da empatia, sentimento tão importante e que deve ser inerente à prática médica. Assim, nossos atendimentos visam o máximo respeito à vida e dignidade de cada pessoa”.

Implementado com o objetivo de prestar orientação e esclarecimentos à população, com rapidez e agilidade, durante a pandemia do novo coronavírus o Tele Coronavírus 155, funciona das 7h às 19h, é um serviço idealizado pela Fiocruz e Ufba, com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan) e da Infraestrutura (Seinfra); e com a adesão das quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a UFRB, a UFSB e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento da plataforma que será alimentada pelos voluntários. Os estudantes das instituições citadas, bem como os médicos supervisores, serão certificados pelo serviço.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas