Pesquisadores elaboram alternativas sobre os impactos econômicos do Covid-19

30/03/2020 atualizada em 30/03/2020 11:13 - Assinado pela ASCOM

Esta sendo elaborado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) um programa de incentivo a recuperação econômica da região em consequência da pandemia Covid-19. O programa vai envolver todas as áreas de conhecimento e foi sugerido pelo reitor Alessandro Fernandes durante reunião on-line com a administração superior da instituição, entregando a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Planejamento (Asplan) a responsabilidade de coordenar, com os Departamentos de Ciências Administrativas e Ciências Contábeis – DCAC, de Ciências Econômicas - DCEC – e de Ciências Jurídicas – DCIJUR, a formatação das propostas.

Nesse sentido Alessandro Fernandes participa nesta segunda-feira (30), de reuniões na Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) com os Fóruns de Secretários de Educação e de Saúde dentro do Programa de Apoio Institucional e Gerencial – AGIR – LS, lançado no fim do ano de 2012, pela Universidade. Para o reitor ”Agora, mais do que nunca, a UESC e a Amurc precisam estar juntas”.

Entre essas atividades, com objetivo de propor e implantar ações que minimizem os impactos socioambientais da pandemia Covid 19, principalmente para as comunidades de baixa renda e mulheres, no Sul da Bahia, o grupo de Pesquisa Inovações nas Construções Sociais dos Mercados nos Sistemas Agroalimentares, do DCAC, está participando de grupos de trabalho em diversos setores.

Os integrantes do Grupo estão identificando parcerias estratégicas e fontes de recursos que possibilitem o apoio e captação de recursos com a finalidade de doações para organizações assistenciais de Ilhéus e Itabuna. Também, a divulgação de serviços de apoio gratuitos para desenvolvimento humano e profissional e inserção através de Lives, no Instagram (@katiannyestival), sobre temas relacionados aos impactos socioeconômicos do COVID 19, além de criar mentorias gratuitas para jovens e empreendedores de baixa renda durante a quarentena.

A professora Katianny Estival, coordenadora do grupo de Pesquisa na UESC, tem estimulado a participação em grupos nacionais virtuais de Universidades, organizações públicas, privadas e não governamentais com foco em construir ações coletivas para a minimização dos impactos socioeconômicos do COVID 19 na Bahia e no Brasil.

Entre as instituições envolvidas estão a Enap, Aliança Empreendedora, Ice Instituto de Cidadania Empresarial, Ford Fellowship, grupos virtuais de forças tarefas para busca de soluções aos problemas relacionados à Pandemia.