Governo cria canal de recursos educacionais digitais em parceria com universidades

03/04/2020 - Assinado pela ASCOM

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está aportando uma série de novos conteúdos no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para ampliar as possibilidades de acesso de estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior a conhecimentos, por meio de Recursos Educacionais Digitais (RED), produzidos pelas 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia. Para tanto, foi criado o Canal das Universidade. Esta é mais uma ação estratégica adotada pela SEC, por meio de um amplo diálogo e parceria com as IES, no contexto de suspensão das aulas presenciais nas escolas e universidades, diante do enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

O Canal das Universidades está hospedado no Portal da Educação, na chamada Plataforma Anísio Teixeira, que já contém mais de 10 mil RED, onde se destacam as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), com acesso livre por qualquer computador, notebook, tablete ou celular. O Canal das Universidades pode ser acessado pelo link do Portal da Educação ou pelo link direcionado à Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/ipes). Neste primeiro momento, as comunidades escolar e acadêmica terão acesso a uma série de conteúdos educacionais, como cursos, vídeo aulas, sequências didáticas e cartilhas, entre outros conteúdos que estarão agrupados na Plataforma Anísio Teixeira e que foram disponibilizados pelas 12 instituições públicas de Ensino Superior da Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA), com links para seus respectivos ambientes. Na segunda etapa, o canal ganhará mais funcionalidades, permitindo uma melhor usabilidade por parte dos educadores, além de poder receber conteúdos multimídia.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que esta ferramenta reflete ainda mais a ambiência de parceria da SEC com as IES, além do fortalecimento da Educação na Bahia. “A concretização desse ambiente na Plataforma Anísio Teixeira expressa uma nova dinâmica de cooperação entre a Secretaria da Educação e as instituições públicas baiansas de Ensino Superior, a fim de fortalecer a formação de educadores e consolidar a aprendizagem dos estudantes”, afirmou, ao acrescentar as possibilidades de otimização do Canal. “Nós queremos ampliar ainda mais esta plataforma e também estamos dialogando com outras entidades, a exemplo da UNDIME- BA (União Nacional dos Dirigentes Municipais- Bahia); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-Bahia); do Conselho Estadual de Educação (CEE); da APLB-Sindicato; e dos Fóruns de Educação. Tudo isto sem perder de vista a nossa grande preocupação com aqueles que não têm acesso à internet”.

O reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais Baianas, Luiz Otávio de Magalhães, falou sobre o significado desta iniciativa em um momento tão emblemático como este. “Nós estamos vivenciando uma crise que tem origem em questões relacionadas à saúde pública, mas que terá grandes impactos em outros campos da vida social, em particular na Educação. Este momento atual obriga órgãos públicos e instituições relacionadas ao desenvolvimento da educação a rediscutir as bases materiais e epistemológicas de nosso trabalho. É um primeiro passo, uma aproximação de universidades e órgãos da Educação Básica visando, neste momento, compartilhar conteúdos e experiências educacionais", afirmou.

Suspensão das aulas - Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A  redefinição do calendário escolar  está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior pública e privada.