Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UESC atua no combate à Covid-19

28/04/2020 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família –PRMSF, ativo. São profissionais da área de saúde mobilizados auxiliando as equipes multiprofissionais da Atenção Básica às Urgências e Emergências, relacionadas e não relacionadas à doença COVID-19 (causada pelo novo coronavírus), nas secretarias da Saúde dos municípios de Ilhéus e Itabuna.

“Em Ilhéus, estamos mantendo as atividades práticas e teórico-práticas regulares do curso. Os alunos residentes em saúde estão atuando de forma prioritária no apoio às atividades de vigilância da COVID 19 junto a Secretaria Municipal de Saúde frente à Emergência em Saúde Pública da pandemia,” explica a professora Ana Fontes, coordenadora do programa em Ilhéus.

Segundo ela “as ações previstas para esta semana englobam o atendimento a comunidade no campo da Vigilância da COVID -19 utilizando as tecnologias de comunicação remota na triagem de casos suspeitos e no monitoramento dos contatos de casos confirmados e/ou sintomáticos, dentre outras demandas que poderão surgir. As atividades serão acompanhadas por tutores e preceptores do quadro de apoio institucional da Secretaria Municipal de Saúde que fazem parte do corpo docente do PRMSF”.

Já no município de Itabuna, as atividades são coordenadas pela professora Soraya Santiago. Segundo ela “no contexto da pandemia pelo novo coronavírus, as atividades teórico-práticas do PRMSF foram reorientadas para possibilitar a atuação multiprofissional em saúde no âmbito da Atenção Primaria à Saúde, nas Unidades de  Saúde da Família João Monteiro  e Dr. Simão Fitermann.

De acordo com a professora “as ações previstas nestas unidades envolvem o acolhimento, a triagem e o encaminhamento dos casos de síndrome gripal conforme classificação de risco, o que ampliará a oferta do atendimento reduzindo o tempo de espera dos usuários com posterior monitoramento dos casos suspeitos, seus contatos da área de atuação da unidade de saúde em articulação com a Vigilância Epidemiológica do município”.

“Serão desenvolvidas ações voltadas também para a promoção da saúde dos trabalhadores com ênfase na redução do stress e no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, éticas e de comunicação, além de programas que ofereçam suporte psicoterapêutico. Estarão ainda, integrando a equipe de profissionais envolvidos nos processos de capacitação, treinamentos dos trabalhadores da rede de Atenção Primaria à Saúde,” informa a professora Soraya.

O reitor da UESC, Alessandro Fernandes, destaca que “os Programas de Residência constituem uma modalidade do ensino de pós-graduação. A UESC como instituição pública, tem procurado contribuir para a solução de problemas da sociedade”.

A diretora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade (DCS/UESC), professora Márcia Morel explica que “nenhuma atividade prática dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da UESC foi suspensa, apesar das medidas de isolamento social determinadas pelo governo estadual para combater a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As atividades práticas foram mantidas por serem essenciais para a população e para o ensino e seguem em conformidade com as orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação e do Governo da Bahia.