Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

14/05/2020 atualizada em 18/05/2020 15:06 - Assinado pela ASCOM

Diante do cenário da pandemia do Coronavírus, com o período de distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais acadêmicas, através da portaria nº 328 o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, constituiu uma comissão com o objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas, em especial o Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE)-CP nº 5, de 28 de abril de 2020.

No parecer nº 5 o CNE propõe a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

A Comissão criada pela Reitoria da UESC também deverá apresentar proposta alternativa e de viabilidade de adequações ao Calendário Acadêmico 2020 neste período de pandemia.

Foram designados os servidores Humberto Cordeiro Araújo Maia, representando a Pró-Reitoria de Graduação, Paulo César Cardeal Craveiro, representando a Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Elisa Prestes Massena, representando o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciência e Matemática, Marta Magda Dornelles representando o Núcleo de Educação a Distância, Sonia Cristina Oliveira Melo, representando o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, Ludmila Scarano, representando o Colegiado do Curso de Letras, Maria Cristina Rangel, representando a ADUSC, Rosana Queiroz Santos Caldas, representando a AFUSC e Laíse Souza Santos, representante dos estudantes.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas