Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

18/05/2020 atualizada em 18/05/2020 07:54 - Assinado pela ASCOM

Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizam estudo para avaliar as reações psicológicas devido à pandemia de Covid-19, da população em geral e dos trabalhadores e estudantes da saúde.

O estudo pretende contribuir para evidenciar o quanto a saúde mental tem sido afetada e quais aspectos que mais interferem nesses efeitos, de modo a fornecer informações importantes para nortear ações de atenção psicossociais e de apoio psicológico aos grupos estudados.

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”, que foi aprovada pela Comissão Nacional de Pesquisa e pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UESC.

A pesquisa tem como responsável o professor/Dr. Paulo Cesar Barbosa Ribeiro, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, DFCH, também, a professora/Dra Rozemere Cardoso de Souza, do Departamento de Ciências da Saúde e um grupos de pesquisadores da UESC contando com parceiros da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

A meta é conseguir a participação voluntária de mais de 1000 pessoas! Para mais informações e participação, entre em contato através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqt5hJ59D5AMGSqyRk8R8muBcsIzGvIzQHpQ673xXJu9Ezsw/viewform ou do e-mail: pcrbarbosa@uesc.br .

A pesquisa busca conhecer as reações psicológicas dos brasileiros ao surto da COVID-19, bem como fatores que podem contribuir para essas reações.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas