Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

18/05/2020 atualizada em 19/05/2020 14:13 - Assinado pela ASCOM

O primeiro túnel de desinfecção já está instalado pela Prefeitura municipal da cidade de Itajuípe, no Centro de Isolamento COVID-19. O projeto é desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Cruz e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi/UESC).

O equipamento, projetado para ofertar mais segurança para os profissionais de saúde das unidades hospitalares, possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, antes da retirada do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para desinfecção. Cada equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito.

Os professores ressaltam que a solução desinfectante não é produzida ou indicada  pela Universidade ou pelo Centro de Pesquisa. “Apenas estruturamos e programamos o equipamento.” O Projeto do túnel foi desenvolvido sob a supervisão dos professores do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológica (DCET), da UESC, Jauberth Abijaude e José Alfredo que também é diretor do Cepedi.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas