Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

20/05/2020 - Assinado pela ASCOM

Para auxiliar e ampliar o conhecimento dos educadores da rede estadual de ensino neste período de isolamento social, por conta da prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Educação do Estado está ofertando mais de 300 cursos e conteúdos gratuitos em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as universidades públicas e os institutos federais de ensino.

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira, foram apresentados durante uma live realizada no canal Educação Bahia, no YouTube, nesta quarta-feira (20). Na plataforma, além dos cursos, os educadores encontram diversos conteúdos, a exemplo de vídeos, oficinas e podcasts, entre outros.

A transmissão mediada pela diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, teve a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; do diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), José Henrique Paim; do diretor da FGV In Company, João Lins; e da diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, além do diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.

Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos professores. "A nossa expectativa é estar constantemente em uma agenda presente na vida dos professores, seja de uma forma mais incisiva e direta na rede estadual ou de uma forma parceira. Isso que estamos fazendo aqui hoje, disponibilizando conteúdos e cursos para professores, está fortalecendo o nosso vínculo e agradeço muito por estas parcerias. Gostaria de parabenizar os pedagogos pelo seu dia, pois são profissionais muito importantes para nós, que somos educadores, mas  em especial, para aquelas pessoas que assumem a função de gestor da Educação e que têm um lugar de destaque na construção, avaliação e execução de currículos", afirmou.

Para o diretor da FGV, José Henrique Paim, a parceria com a secretaria é fundamental para o desenvolvimento da Educação. "A nossa parceria com a Secretaria da Educação representa justamente esse esforço que a gente tem feito de aproximação para que a gente possa, cada vez mais, cumprir a missão da FGV. Também representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria, que vai na direção daquilo que nós imaginamos que seja essencial para a educação brasileira, que é justamente fazer com que as gestões das secretarias se voltem, cada vez mais, para a aprendizagem", salientou.

Durante a transmissão, a diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, fez uma apresentação com o tema 'Liderança e gestão participativa: colaboração em tempos de crise'. "A gente não nasce líder, mas se torna e, para isso, precisamos ter um espírito democrático. Compartilhar e legitimar as decisões e, mais do que isso, fazer com que elas sejam conhecidas por todos, são mecanismos democráticos, que legitimam os nossos trabalhos e a gente cria uma equipe que é capaz de colocar em prática porque se reconhece naquelas decisões, pois um líder não trabalha sozinho", disse.

O diretor da FGV In Company, João Lins, destacou os cursos ofertados pela fundação. "Esta iniciativa se conecta de maneira direta com o propósito da fundação, que é colaborar com o desenvolvimento econômico e social do país e em um momento como este, para nós, é uma satisfação muito grande poder contribuir de alguma forma para apoiar o desenvolvimento dos educadores da Bahia. Estamos ofertando 84 cursos e que serão atualizados periodicamente, dentro de uma estratégia de democratização do acesso a conteúdos educacionais de alta qualidade e que estão vinculados às áreas de expertise da FGV. São cursos nas áreas de Gestão, Economia, Tecnologia, Matemática, Ciências Sociais, ou seja, de onde as unidades da fundação têm produção de conhecimento relevante", informou.

Plataforma Anísio Teixeira

Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil recursos educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, a plataforma pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas, aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), Canal das Universidades e Sugestões de Rotinas de Atividades.