Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

21/05/2020 - Assinado pela ASCOM

Organizado por Antônio Balbino Marçal, professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o livro “Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020 na plataforma SciELO Livros, sendo o oitavo mais baixado.

O trabalho conta com textos também dos professores Carlos Roberto Guimarães, José Luiz de França Filho e Sanqueilo de Lima Santos, todos da UESC, e já foi acessado mais de 63 mil vezes. Os pesquisadores discutem alguns dos temas mais importantes da fenomenologia, a partir dos fundamentos de Husserl e sua influência em diversas correntes da filosofia contemporânea, principalmente a ontologia de Martin Heidegger e a fenomenologia da existência de Maurice Merleau-Ponty.

A conquista anima toda a equipe, porque mostra a aceitação do público e o resultado positivo do trabalho que vem sendo realizado pela Editus – Editira da UESC. O organizador destaca que é uma alegria enorme e acrescenta: “O livro quando foi pensado tinha um objetivo claro, a saber, fornecer um material introdutório, mas ao mesmo tempo com rigor fenomenológico. Os colegas que contribuíram com seus textos merecem todo o mérito”.

A estudante de História da UESC Thaiany Santana aponta a relevância da Editora nesse processo: “Esse número mostra como a Editus contribui significativamente na divulgação de informação para além dos muros das universidades. A disponibilização de materiais de estudo, como esse, nos proporciona um rol de descobertas inovadoras, críticas e análises que pluralizam assuntos de interesse da comunidade acadêmica, bem como de pessoas que não fazem parte da academia”.

A publicação está disponível na SciELO Livros, podendo ser acessado por meio do link http://books.scielo.org/id/pcd44 para baixar em seu celular, computador ou tablet. Aproveite!

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas