UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

21/05/2020 atualizada em 22/05/2020 16:52 - Assinado pela ASCOM

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consepe/UESC) realizou, nesta quinta-feira (21), a sua 48ª reunião ordinária. Na pauta, a discussão do posicionamento da Universidade quanto à disposição em elaborar um projeto acadêmico próprio, voltado para a revalidação de diplomas médicos emitidos por instituições estrangeiras, que possa ocorrer em sintonia com o “Programa Médicos Pela Vida”.

Depois de debaterem o parecer elaborado pelo coordenador do Colegiado do Curso de Medicina da UESC, a proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia foi aprovada por ampla maioria.

O Consepe entende que é dever da Instituição de Ensino Superior atuar, neste momento, para conter o avenço da Covid-19, mas admite que qualquer projeto não pode ir de encontro a qualidade do Curso de Medicina da UESC, avaliado entre os melhores do Brasil. A aprovação da proposta foi condicionada a necessidade da adequação do Curso para atender a esta demanda emergencial.

Foi ressaltado, durante a reunião, o papel da responsabilidade social da Universidade neste momento de pandemia, que dentre várias medidas, adequou o seu Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (LAFEM) para que possa desenvolver atividades relacionadas ao diagnóstico da Sars-CoV2.

A proposta de revalidação dos diplomas dos médicos formados no exterior surgiu em meio às crises sanitária e de saúde pública geradas pela pandemia do novo coronavírus. Mas, para que seja colocada em prática, só as universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS E UESB) podem validar o processo, como prevê Constituição Estadual, que dá autonomia às universidades para tratar desses assuntos.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas