Programa Universidade para Todos realiza atividades online de preparação para o ENEM

08/06/2020 - Assinado pela ASCOM

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e as universidades parceiras do Programa Universidade para Todos (UPT) realizam, durante esta semana (8 a 14), uma nova programação das Trilhas Formativas, que fazem parte do projeto UPT - Estude em Casa. Com uma série de lives, vídeoaulas e podcasts sobre diversos temas, através do Instagram e do YouTube, a ação busca proporcionar aos estudantes a continuidade na aprendizagem e na preparação para processos seletivos, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), durante o período de pandemia. O UPT é promovido pela SEC em parceria com as universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS e UESB), além da UFRB.

A primeira live acontece, nesta segunda (8), às 19h, sobre o tema "Pandemia e estudo para redação do ENEM 2020 e do vestibular UNEB" e será transmitida pelo perfil do Instagram @oficialuptuneb. A UNEB também conta com a plataforma preparatória aberta e gratuita (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/). Além das lives, as universidades também  disponibilizam videoaulas e podcasts com diferentes assuntos, a exemplo de gêneros textuais, redação e figuras de linguagem.

A coordenadora do UPT na SEC, Patrícia Machado, falou da importância da atividade neste período de pandemia. "As lives e atividades acontecem semanalmente e são organizadas em rede de colaboração com as universidades parceiras do projeto. O objetivo é desenvolver conhecimento, habilidades e competências, sempre tentando abordar temas e conteúdos motivadores, com foco no ENEM. Chegamos a ter cinco mil acessos em uma live. Por isso, acreditamos que foi uma decisão acertada trazer o UPT para as redes sociais como uma estratégia de manter a aprendizagem e a preparação dos estudantes", afirmou.

Sobre o UPT -  Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Universidade Para Todos é um dos principais programas de acesso da juventude ao Ensino Superior, alcançando estudante em todos os 27 Territórios de Identidade. Ao longo de 10 anos, o UPT já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 22 mil estudantes.

Confira a programação de lives da semana:

UPT - UNEB

8/6 – Live, às 19h - "Pandemia e estudo para redação do ENEM 2020 e do vestibular UNEB"  - Instagram: @oficialuptuneb

9/6 - Videoaula/podcast - "Saiba com focar nos estudos e manter a saúde mental" - psicóloga Franciele Santiago -(portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

11/6 - Videoaula/podcast - Série Língua Espanhola: Compreensão e Interpretação de Texto - (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

12/6 - Videoaula/podcast - Série Língua Espanhola: Semântica/Domínio Lexical - (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

13/6 Videoaula/podcast - Série Língua Espanhola: Funções da Linguagem  (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

UPT – UEFS

9/6 - Vídeoaula, às 20h - Língua Espanhola - Las oraciones coodinadas; e Língua Inlgesa -  Língua Inlgesa e inclusão digital (Youtube.com/c/canaluptuefs)

10/6 – Vídeoaula, às 20h - Língua Portuguesa - Interpretação Textual : Uma Operação Interativa (Youtube.com/c/canaluptuefs)

10/6 - Atividade complementar, às 20h - Giro das profissões 4 - Pedagogia (upt.uefs.br/estudeemcasa)

UPT – UESB