Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

22/10/2014 atualizada em 12/11/2014 15:22

Resultado das Eleições

Candidatos Homologados à eleição dos membros da CIPA.

A COMISSÃO ELEITORAL DA CIPA, constituída pela Portaria UESC nº 1.244, de 24 de setembro de 2014, tem por objetivo conduzir o processo de eleição e apuração para escolha dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A comissão eleitoral é composta pelos seguintes servidores:

• Emanuel Santos Souza – UDO;
  • Ana Lucia Amaral Freitas – GERAC;
  • Deise Francis Santos Krause – EDITUS;
  • Mayana de Cássia Kamiya – PPGE;
  • Romário de Jesus Santos – BIBLIOTECA;
  • Maurício Dezidério Rocha - COLMAT;
  • Thissiana Souza de Oliveira Farias – UDO;
  • Jackson Santos Oliveira – DCAA;
  • Laudelino Quinto de Souza Júnior – ALMOXARIFADO;
  • Gabriel Pimenta Castro – DCET.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão de pessoas escolhidas para discutir internamente os problemas da instituição em que trabalham. Tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar contra as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares, evitando acidentes e garantindo a saúde e a segurança do trabalhador no local de trabalho. Confira o Edital.

Olá. Eu posso ser um cipeiro?

Todo e qualquer SERVIDOR (professor, técnico ou analista) , do quadro efetivo, pode se candidatar a uma vaga. O mandato da CIPA tem duração de um ano. Se você é professor, a participação na CIPA conta como participação em comissões no Plano Individual de Trabalho (PIT). Se você é técnico ou analista, conta pontos para a promoção de carreira.

É necessário montar uma chapa?

Não. A inscrição é individual. A ordem de classificação dos votos definirá a posição integrante da CIPA, portanto, o candidato que tiver mais votos é o presidente.

O que são EPIs?

Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Não sei nada sobre CIPA e ainda assim tenho interesse em concorrer, terei uma capacitação após eleito?

Sim. O CDRH está preparando um curso específico para os membros da CIPA após a eleição.

A sua participação é muito importante e transformará a CIPA em um instrumento que vai fortalecer a luta em defesa dos seus direitos. Para saber mais informações, ligue: 3680-5034, ou mande um email para: eleicao_cipa@uesc.br

Inscrições no Protocolo Geral da UESC até o dia 28/10/2014.
Eleições no dia 11/11/2014.