As Formigas Poneromorfas do Brasil

29/07/2016 atualizada em 29/07/2016 16:11

O fascinante mundo das formigas do grupo Poneromorfa e a sua importância para o ecossistema estimulou 80 pesquisadores de diferentes regiões do mundo a reunir, em 30 capítulos, estudos sobre a sua classificação, reprodução, comportamento, ecologia e conservação.

Publicado pela Editus – Editora da Uesc, o livro As formigas Poneromorfas do Brasil é uma das poucas referências a tratar da temática em língua portuguesa. Ele destaca esse grupo de formigas como um dos modelos ideais para estudar diversos aspectos da vida social em determinados grupos de insetos, além da sua relevância para o monitoramento da qualidade ambiental e para a redução de prejuízos agrícolas.

A obra tem como foco diferentes áreas do conhecimento ligadas às ciências biológicas e busca também fornecer argumentos para embasar medidas legais para a implantação de unidades de conservação, por exemplo.

Esses estudos são resultado do projeto Rede Multidisciplinar de Estudos sobre Formigas Poneromorfas do Brasil financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cuja equipe contou com a participação de mais de uma dezena de docentes da Uesc, incluindo o coordenador do projeto, Jacques Delabie, e pesquisadores de inúmeras pós-graduações do Brasil e uma da França.

A versão impressa está disponível na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na Uesc. Pedidos podem ser feitos pelo email vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240. E para esta obra, a Editora traz como novidade a versão virtual, disponível para download gratuito no site. Para acompanhar as novidades da Editus basta acessar o site institucional ou o Facebook @editoradauesc.