15ª Semana de Museus

09/05/2017 atualizada em 09/05/2017 09:04

Seguindo o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Rede Uesc de Museus está propondo uma série de atividades a serem realizadas entre os dias 15 e 21 de maio de 2017.

Com o tema "Museus e histórias controversas", convidamos a comunidade docente e discente e o público em geral para participar a 15ª Semana de Museus.

A maneira mais usual da memória ser transmitida é por narrativas, que são elaboradas por meio de um processo dialético entre esquecimento e lembrança, em que o “esquecer” tem um papel fundamental ao dar destaque àquilo que é “lembrado”. As narrativas são construídas tanto de silêncios quanto de sons. Assim como seria inaudível uma peça musical que contivesse todas as possibilidades sonoras existentes, seria ilegível uma narrativa que contivesse todas as histórias do mundo. As narrativas, as histórias e também os discursos museológicos são construções sociais. Como pensar então as histórias contadas pelos museus? As narrativas museográficas são produzidas a partir de escolhas, disputas de poder e silêncios. Nelas estão contidos os usos de determinados passados, materializados nos objetos de acervo e circunstanciados pelos interesses do presente e daqueles que os narram. Tal seleção produz ausências e esquecimentos; é o que chamamos de “não dito”, típico das operações que configuram as escritas de histórias e as exposições museológicas.

Confira a programação:

Instituição Atividade Tema Período/Data Horário Contato
Museu Amélia Amado

A Ação Fraternal de Itabuna e seus fundadores

As Olimpíadas Ontem e Hoje

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
museuamelia@yahoo.com.br
Museu do Cacau

Ilhéus através dos séculos

A criança e o rito do Batismo em Ilhéus e Porto Seguro, século XIX

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
cedoc@uesc.br

Centro de Memória Teosópolis

Visita Guiada Exposição Temporária

Hélio Lourenço: uma vida marcante um pastorado edificante

Os Personagens Amadianos

15 a 19 de maio 8:00 às 11:30

centrodememoriateosopolis

@yahoo.com.br

Tel:3212-3012

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento