15ª Semana de Museus

09/05/2017 atualizada em 09/05/2017 09:04

Seguindo o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Rede Uesc de Museus está propondo uma série de atividades a serem realizadas entre os dias 15 e 21 de maio de 2017.

Com o tema "Museus e histórias controversas", convidamos a comunidade docente e discente e o público em geral para participar a 15ª Semana de Museus.

A maneira mais usual da memória ser transmitida é por narrativas, que são elaboradas por meio de um processo dialético entre esquecimento e lembrança, em que o “esquecer” tem um papel fundamental ao dar destaque àquilo que é “lembrado”. As narrativas são construídas tanto de silêncios quanto de sons. Assim como seria inaudível uma peça musical que contivesse todas as possibilidades sonoras existentes, seria ilegível uma narrativa que contivesse todas as histórias do mundo. As narrativas, as histórias e também os discursos museológicos são construções sociais. Como pensar então as histórias contadas pelos museus? As narrativas museográficas são produzidas a partir de escolhas, disputas de poder e silêncios. Nelas estão contidos os usos de determinados passados, materializados nos objetos de acervo e circunstanciados pelos interesses do presente e daqueles que os narram. Tal seleção produz ausências e esquecimentos; é o que chamamos de “não dito”, típico das operações que configuram as escritas de histórias e as exposições museológicas.

Confira a programação:

Instituição Atividade Tema Período/Data Horário Contato
Museu Amélia Amado

A Ação Fraternal de Itabuna e seus fundadores

As Olimpíadas Ontem e Hoje

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
museuamelia@yahoo.com.br
Museu do Cacau

Ilhéus através dos séculos

A criança e o rito do Batismo em Ilhéus e Porto Seguro, século XIX

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
cedoc@uesc.br

Centro de Memória Teosópolis

Visita Guiada Exposição Temporária

Hélio Lourenço: uma vida marcante um pastorado edificante

Os Personagens Amadianos

15 a 19 de maio 8:00 às 11:30

centrodememoriateosopolis

@yahoo.com.br

Tel:3212-3012

Palestra Cidades Humanizadas

Dia 18 de Dezembro

Médicos e profissionais da saúde concluem curso de Preceptoria em Ilhéus

O Seminário foi aberto com a apresentação do Projeto Aplicativo do Grupo, sobre o processo de implantação da Residência Médica no município de Ilhéus, pela especializanda Valéria Gazar.

5ª Feira do Livro da UESC movimenta o cenário regional

5ª Feira do Livro da UESC mostrou que é possível fazer do livro um instrumento de emancipação e engajamento político.

Estudantes da UESC levam alimentos e kits de higiene para Centro Social Cri’Art

A entidade assistencial dirigida pelas religiosas palotinas atende atualmente a cerca de 120 crianças de seis a doze anos de idade.

Lazzo Matumbi emocionou o público em apresentação em Ilhéus

A 5ª Feira do Livro da UESC, ainda não acabou, e para saber mais sobre as atividades basta acessar o site, onde a programação completa está disponível

Programa Partiu Estágio

Terceira Convocação

Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

Os encontros serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com carga horária de 80 horas/aula.

Oficina “Como Fazer uma Boa Demonstração Matemática”

Dia 19 de Dezembro

Debate, música e lançamentos na abertura da Feira do Livro

A ideia é chamar a atenção do público para a importância de ler como processo de apropriação de conhecimento e ampliação de consciência.

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência 2017.2

Informe sobre Publicação de Resultado e Termo de Compromisso