II Congresso Internacional Aprendendo Down

08/08/2013 atualizada em 27/09/2013 09:10

O II Congresso Internacional Aprendendo Down será realizado pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down no período de 03 a 05 de outubro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e tem como tema "Cidadão Down na era dos direitos: fazendo valer!", com o objetivo de fortalecer a cidadania e reconhecer a diversidade através da informação, estudo, pesquisa e convivência.

De acordo com a professora/Dra. Celia Neder Kalil Mangabeira, coordenadora do Núcleo Aprendendo Down/UESC, "este Congresso é mais uma oportunidade para discutir, aprender e, sobretudo, fortalecer nossas conquistas, dizendo sim a inclusão social, com certeza, um dos caminhos para autonomia e autodeterminação, garantindo o direito a pertencer. Sua presença será muito importante, pois sabemos que sozinhos caminhamos, mas que juntos chegaremos."

"Ao longo desses 14 anos do Programa Aprendendo Down aprendemos, caminhamos e crescemos juntos, chegando à era dos direitos, fazendo valer a infinita vontade de ser pessoa, de ser agente ativo na construção dessa nova sociedade, representantes legítimos do capital social, quando, através da Educação, disseminamos o conhecimento, deletando o passado, permitindo um novo presente e construindo um futuro promissor," acrescenta.

"Reconhecer a diversidade, respeitando o outro, tem sido o norteador do Aprendendo Down, um Programa de Educação da UESC, que conjuntamente com a Federação Brasileira das Associações em Síndrome de Down, vem liderando o processo de transformação, para que o cidadão Down seja plenamente." conclui a professora

O II Congresso Internacional Aprendendo Down vai contar com as palestras de Fábio Adiron (Educador - São Paulo/SP), Joslei Viana (Educadora Física – Ilhéus/BA), Ramon Novell (Psiquiatra - Espanha), Guilherme Colin (Pediatra – Joinville/SC), Laeddy Ferraz (Psicóloga – Itapetinga/BA), Rosana Cipriano (MEC – Brasília/DF), Ivalda Cesarina (Fonoaudióloga – Salvador/BA), Maria Aparecida Gurgel (Ministério Público – Brasília/DF), Sumaia Midlej (Fisioterapeuta – Salvador/BA), Jéssica M. de Figueiredo (Universitária – Brasília/DF), Marian Oliveira (Linguista – Vitória da Conquista/BA) e Zan Mustacchi (Geneticista - São Paulo/SP).

Confira a programação e faça sua inscrição.

Palestra “Finanças Pessoais – Máster”

Dia 13 de Setembro

UESC abre seleção para a 2ª turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural

O curso é gratuito e disponibilizará 40 vagas

Modelos de recuperação da Mata Atlântica em novo livro da Editora da UESC

A floresta é uma das mais devastadas e fragmentadas do planeta e mostra que além de preservar é preciso recuperar com consciência.

UESC e Instituto Nossa Ilhéus definem parcerias

As parcerias serão divulgadas e chanceladas durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável que será realizado no dia 5 de setembro,no auditório Paulo Souto, na UESC.

UESC realiza IV Feira das Profissões em setembro

Aproximando a universidade das escolas o público alvo são os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Programa Universidade para Todos – UPT

Aulões das Disciplinas da Área de Linguagens, História e Geografia

Matrícula para 2º Período Letivo de 2016

Cursos de Graduação e Pós-Graduação

III Simpósio de Pedagogia

De 22 a 24 de Novembro

Adélia Pinheiro é vice-presidente da ABRUEM

Em seu pronunciamento a reitora da UESC manifestou preocupações com o cenário atual brasileiro e seus impactos sobre a educação.

Programa Universidade para Todos – UPT

Aulões das Disciplinas de Química e Biologia

Ensino prático de libras em novo livro da Editora da UESC

O livro é Ferramenta didática e lúdica para intensificar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, de autoria do pesquisador Melquisedeque Almeida, professor da UESC

Ensino Prático de Libras

Tema do Novo Livro da Editora da Uesc

Horário de Funcionamento Durante Recesso Acadêmico

Biblioteca, Protocolo Geral, Central Telefônica e Posto de Saúde

Nova diretoria da Abruem será empossada quarta-feira(10)

O reitor Aldo Nelson Bona(Unicentro), atual vice, assume a presidência. Adélia Pinheiro (UESC), passa a ser vice. A cerimônia será realizada, no Auditório da Associação Médica de Brasília(DF)

Projeto Universidade para Todos

Aulões das disciplinas de FÍSICA e MATEMÁTICA

Secretário da Educação se reúne com Fórum de Reitores das Universidades Estaduais

Foram discutidas demandas das universidades, voltadas à gestão e questões orçamentárias

UESC realiza o IV Workshop de qualificação de doutorandos do PPGGBM

No encerramento está programada uma mesa-redonda com a participação dos professores convidados e do coordenador do PPGGGBM.

Diálogos da Educação vai discutir os desafios da pesquisa em política educacional

O evento, para discussões sobre temas relacionados ao cenário político educacional, será realizado no dia 19, no auditório do curso de Direito.

Projeto de Extensão da Uesc leva alunos para Olimpiada/Rio 2016

Projeto Vivenciando Olimpíada e Paralimpíada foi criado pelos professores Alberto Barretto Kruschewsky e Márcia Mores Morel.

Adélia Pinheiro sugere mobilização em defesa do Marco Legal da CT&I

Reitora da UESC e presidente da Abruem participa de seminário no Congresso Nacional para discutir marco legal da ciência, tecnologia e inovação
1 a 20 de 22         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250