II Congresso Internacional Aprendendo Down

08/08/2013 atualizada em 27/09/2013 09:10

O II Congresso Internacional Aprendendo Down será realizado pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down no período de 03 a 05 de outubro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e tem como tema "Cidadão Down na era dos direitos: fazendo valer!", com o objetivo de fortalecer a cidadania e reconhecer a diversidade através da informação, estudo, pesquisa e convivência.

De acordo com a professora/Dra. Celia Neder Kalil Mangabeira, coordenadora do Núcleo Aprendendo Down/UESC, "este Congresso é mais uma oportunidade para discutir, aprender e, sobretudo, fortalecer nossas conquistas, dizendo sim a inclusão social, com certeza, um dos caminhos para autonomia e autodeterminação, garantindo o direito a pertencer. Sua presença será muito importante, pois sabemos que sozinhos caminhamos, mas que juntos chegaremos."

"Ao longo desses 14 anos do Programa Aprendendo Down aprendemos, caminhamos e crescemos juntos, chegando à era dos direitos, fazendo valer a infinita vontade de ser pessoa, de ser agente ativo na construção dessa nova sociedade, representantes legítimos do capital social, quando, através da Educação, disseminamos o conhecimento, deletando o passado, permitindo um novo presente e construindo um futuro promissor," acrescenta.

"Reconhecer a diversidade, respeitando o outro, tem sido o norteador do Aprendendo Down, um Programa de Educação da UESC, que conjuntamente com a Federação Brasileira das Associações em Síndrome de Down, vem liderando o processo de transformação, para que o cidadão Down seja plenamente." conclui a professora

O II Congresso Internacional Aprendendo Down vai contar com as palestras de Fábio Adiron (Educador - São Paulo/SP), Joslei Viana (Educadora Física – Ilhéus/BA), Ramon Novell (Psiquiatra - Espanha), Guilherme Colin (Pediatra – Joinville/SC), Laeddy Ferraz (Psicóloga – Itapetinga/BA), Rosana Cipriano (MEC – Brasília/DF), Ivalda Cesarina (Fonoaudióloga – Salvador/BA), Maria Aparecida Gurgel (Ministério Público – Brasília/DF), Sumaia Midlej (Fisioterapeuta – Salvador/BA), Jéssica M. de Figueiredo (Universitária – Brasília/DF), Marian Oliveira (Linguista – Vitória da Conquista/BA) e Zan Mustacchi (Geneticista - São Paulo/SP).

Confira a programação e faça sua inscrição.

VIII Seminário de Ciências Sociais

De 16 a 18 de Setembro

Sétima na Quinta

Exibição do Filme

Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil: formação para professores de Una

O Projeto tem por objetivo fortalecer a articulação entre teoria e prática com professores que atuam na Educação Básica.

Estão abertas inscrições de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Cultural

O curso é destinado a profissionais que atuam no campo da cultura.

9ª Primavera dos Museus

De 21 a 25 de Setembro

Convênio da UESC com o Ministério Publico vai permitir desenvolvimento de ações integradas

Termo de Cooperação Técnica foi assinado pela reitora Adélia Pinheiro e pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel.

Aula Aberta do Núcleo Kàwé

Dia 09 de Setembro

UESC promove III Feira das Profissões de 17 a 19 deste mês

Você vai abrir seus olhos e sua mente para um novo mundo. Alem conhecer todos os cursos saberá como a UESC distribuiu 2610 bolsas para manutenção e permanência de alunos em fragilidade socioeconômica.

Ciclo de Palestra PET Solos:agregando saberes

Dia 03 de Setembro

1º Seminário de Pesquisa do DCEC

Dia 03 de Setembro