II Congresso Internacional Aprendendo Down

08/08/2013 atualizada em 27/09/2013 09:10

O II Congresso Internacional Aprendendo Down será realizado pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down no período de 03 a 05 de outubro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e tem como tema "Cidadão Down na era dos direitos: fazendo valer!", com o objetivo de fortalecer a cidadania e reconhecer a diversidade através da informação, estudo, pesquisa e convivência.

De acordo com a professora/Dra. Celia Neder Kalil Mangabeira, coordenadora do Núcleo Aprendendo Down/UESC, "este Congresso é mais uma oportunidade para discutir, aprender e, sobretudo, fortalecer nossas conquistas, dizendo sim a inclusão social, com certeza, um dos caminhos para autonomia e autodeterminação, garantindo o direito a pertencer. Sua presença será muito importante, pois sabemos que sozinhos caminhamos, mas que juntos chegaremos."

"Ao longo desses 14 anos do Programa Aprendendo Down aprendemos, caminhamos e crescemos juntos, chegando à era dos direitos, fazendo valer a infinita vontade de ser pessoa, de ser agente ativo na construção dessa nova sociedade, representantes legítimos do capital social, quando, através da Educação, disseminamos o conhecimento, deletando o passado, permitindo um novo presente e construindo um futuro promissor," acrescenta.

"Reconhecer a diversidade, respeitando o outro, tem sido o norteador do Aprendendo Down, um Programa de Educação da UESC, que conjuntamente com a Federação Brasileira das Associações em Síndrome de Down, vem liderando o processo de transformação, para que o cidadão Down seja plenamente." conclui a professora

O II Congresso Internacional Aprendendo Down vai contar com as palestras de Fábio Adiron (Educador - São Paulo/SP), Joslei Viana (Educadora Física – Ilhéus/BA), Ramon Novell (Psiquiatra - Espanha), Guilherme Colin (Pediatra – Joinville/SC), Laeddy Ferraz (Psicóloga – Itapetinga/BA), Rosana Cipriano (MEC – Brasília/DF), Ivalda Cesarina (Fonoaudióloga – Salvador/BA), Maria Aparecida Gurgel (Ministério Público – Brasília/DF), Sumaia Midlej (Fisioterapeuta – Salvador/BA), Jéssica M. de Figueiredo (Universitária – Brasília/DF), Marian Oliveira (Linguista – Vitória da Conquista/BA) e Zan Mustacchi (Geneticista - São Paulo/SP).

Confira a programação e faça sua inscrição.

Editus participa de ações do projeto Lápis na Mão

A Editus – Editora da UESC entra como parceira desta iniciativa, que visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania nas regiões sul e extremo sul da Bahia.

Geourbano/ Cine urbano

De 05 de Outubro a 14 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 26 de Setembro

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes

Seminário de Matemática do DCET

Dia 29 de Setembro

XIII Encontro Local do Proler/ VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul

Dias 18 e 19 de Outubro

Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como Assim?

Dia 25 de Setembro

UESC convida estudantes do ensino médio para V Feira das Profissões

O objetivo da Feira das Profissões é auxiliar ao estudante, do último ano do ensino médio, a descobrir sobre o seu futuro profissional

Projeto Um Lugar para Ler chega a escolas de Ilhéus

Ao expandir esta ação para novos espaços fora do campus da UESC, a Editus tem em vista a formação de novos leitores.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Setembro

Cursos de Educação a Distância

Aula Inaugural

Curso de Expressões Regulares para Preparação de Base de Dados e Introdução à Otimização d

De 20 a 22 de Setembro

Escolas podem se inscrever para a V Feira das Profissões da UESC

O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na quadra do Parque Desportivo, no Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho em Ilhéus.

Cursos de Iniciação à Pesquisa Científica: Fundamentos e Procedimentos

De 25 de Setembro à 22 de Novembro

Viver Não Cabe no Lattes!

Dia 20 de Setembro

Minicurso Os Serviços da Uesc Frente à Demanda de Atendimento ao Público-Alvo da Educação

Dia 22 de Setembro

MEMÓRIA

PROF. JULIO CEZAR DURIGAN

Lançamentos da Editus na Bienal Internacional do Livro

Editora lançou três novos títulos durante o maior evento literário do país.

Cursos da UESC se destacam no relatório sobre qualidade do Ensino Superior do MEC

Biomedicina atingiu o conceito máximo 5, Enfermagem, Agronomia, e Medicina ficam com 4.

Recadastramento de Servidores Ativos

Prorrogado até 17 de Setembro
1 a 20 de 20         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250