I Encontro dos Egressos de Economia da UESC

03/10/2011 atualizada em 21/10/2011 13:28

O Programa de Apoio aos Egressos de Economia (PAECE) realizará no dia 22 de outubro, das 7h30min às 12 horas, no Auditório Jorge Amado, o I Encontro dos Egressos de Economia da UESC: 60 anos de profissão e o papel do economista na atualidade. Trata-se da primeira atividade ostensiva do programa, constituindo-se numa importante etapa para a implementação das ações seguintes voltadas para a organização, fortalecimento e promoção da classe de economistas formados pela UESC.

Estão disponíveis 150 vagas para egressos, estudantes e professores do curso de Ciências Econômicas da UESC e outros interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 03 a 20 de outubro, ou no dia do evento, no horário do credenciamento (7h30min às 8h00). Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o email do PAECE (egresso@uesc.br). Os candidatos que obtiverem participação em, pelo menos, 75% das atividades do evento receberão certificado.

O evento é uma excelente oportunidade para a comemoração dos 60 anos da profissão junto aos profissionais formados na UESC, a comunidade acadêmica e outros interessados. A profissão de economista, sancionada pela Lei 1.411/51, completou 60 anos no último dia 13 de agosto. As mudanças sócio-político-econômicas ocorridas nos últimos 20 anos, as sucessivas crises financeiras que tem acometido potências econômicas alastrando-se pelo mundo, a emergência de novos paradigmas no sistema socioeconômico – como o ambiental –, processos esses intensificados pela globalização das nações, tem exigido o repensar do papel deste profissional na sociedade.

As discussões envolvem desde sua formação teórico-instrumental, as demandas emergentes da sociedade quanto a este profissional, até o aspecto legislativo acerca da área de atuação privativa do economista. Nesse contexto, o evento visa discutir aspectos referentes à formação continuada, atuação e mercado do economista na atualidade, permitindo aos atuais e futuros profissionais subsídios para a avaliação e planejamento de sua carreira, assim como para a reflexão do seu papel na sociedade.

7h30min - 8h00 – CRENDENCIAMENTO

8h00 - 8h30min – CERIMÔNIA DE ABERTURA
- Helga Dulce B. Passos (Autora e coordenadora do PAECE)
- Antonio Joaquim Bastos - Reitor da UESC
- Raimundo Santos Bonfim - Pró-Reitor de Extensão
- Sócrates Jacobo Moquete Guzman - Diretor do DCEC

8h30min - 10h00 – MESA REDONDA
"60 anos de profissão e o papel do economista na atualidade"
- Moderadora:
Moema Maria Badaró Cartibani Midlej – Dra. em Educação, professora aposentada DCEC/UESC
 - Expositores:
Francisca Santos de Aragão – CORECON/BA
Maíra Ferraz de Oliveira Melo – Profª do Deptº de Economia/UESB
George Barros dos Santos – Economista, Consultor da FuturaInvest
Omar Santos Costa – Diretor Executivo do ICC Itabuna Solidária, profº da FTC/Itabuna

10h00 - 10h40min – SESSÃO DE PERGUNTAS À MESA

10h40min - 11h40min – RELATO DE EXPERIÊNCIAS DOS EGRESSOS
Participação livre dos egressos

11h40min - 11h50min – ENCERRAMENTO

A partir das 12h15min – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
Local: Restaurante/Churrascaria no Banco da Vitória*
Obs.: Serão disponibilizados dois ônibus para transportar os participantes até o restaurante/churrascaria. Depois do almoço, para aqueles que desejarem, os ônibus retornarão até UESC.
*Com custo aproximado de R$ 19,90 por pessoa