Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Pesquisadores estrangeiros visitam a UESC

02/08/2016 atualizada em 03/08/2016 10:03 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), recebeu a visita de três pesquisadores estrangeiros. O pesquisadores Prof./Dr. Vladimir Gokhman, do Botanical Garden, de Moscow State University, Russia; Prof./Dr. Bertrand Lefloch, da Universidade Grenoble-Alpes(UGA), França; e Profª./Drª Carla Martin, da Universidade de Harvard, fundadora e diretora do Fine Cacao and Chocolate Institute (FCCI),  Estados Unidos, que vieram com o objetivo de prospectar oportunidades de intercâmbio de alunos e colaboração científica nas diferentes áreas.

Rússia

O pesquisador foi recebido pelo vice reitor, Evandro Sena Freire, acompanhado pelo assessor de Relações Internacionais da Universidade, Prof./Dr. Ronan Xavier Corrêa. O Dr, Vladimir Gokhman, também, é um dos editores da revista Comparative Cytogenetics, da editora Pensolf, na qual o Prof./Dr. Marco Antônio Costa, coordenador do Centro de Biotecnologia e Genética da UESC, tem algumas publicações e a citogenética de vespas é um dos interesses científicos comum. A missão de estudo do professor Gokhaman é parte interessante das ações de ampliação da internacionalização das pesquisas e dos programas de pós-graduação da  UESC.

França

A reitora Adélia Pinheiro, prosseguido com as atividades científicas que estão sendo realizadas entre a UESC e a Universidade Grenoble-Alpes (UGA), França, recebeu em seu gabinete, em missão de trabalho do Prof. Dr. Bertrand Lefloch, no período de 18 a 26 de julho. O Prof. Lefloch é pesquisador do CNRS (Centre National de la  Recherche Scientifique) na unidade mista de pesquisa IPAG (Institute de Planetologie et d’Astrophysique de Grenoble, França) na UGA.

O convênio relativo a essa parceria científica é coordenado , na UESC, pelo Prof. Adriano Hoth Cerqueira. A parceria é um dos frutos do pós-doutorado realizado pelo professores Adriano e Maria Jaqueline Vasconcelos, ambos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, na UGA no período 2013 a 2015. Naquela ocasião, os professores Adriano e Jaqueline desenvolveram projetos independentes, financiados pela CAPES/Ciência Sem Fronteiras. A Profa.  Maria Jaqueline trabalhou com o Prof. Jerome Bouvier (CNRS/IPAG).

O projeto investiga da evolução do período de rotação de estrelas jovens em aglomerados da nossa Galáxia, enquanto o Prof. Adriano trabalhou com os Profs. Jonathan Ferreira (IPAG) e Bertrand Lefloch (CNRS/IPAG), em simulações numéricas de jatos proto-estelares, que são ejeções supersônicas de matéria que ocorre no polo das estrelas jovens em formação.

Um artigo científico foi publicado no periódico internacional Astronomy and Astrophysics (Vasconcelos, M.J. e Bouvier, J. 2015, "Investigating the rotational evolution of  young, low-mass stars using Monte Carlo simulations", 578, A89) e outros trabalhos estão em preparação e ou submetidos para publicação. Atualmente, acontecem projetos cooperativos com a UGA no contexto da Astrofísica, em particular, no estudo dos objetos estelares jovens. Nos últimos 15 anos, os professores. Adriano e Maria Jaqueline têm se debruçado sobre os processos físicos envolvidos na formação de estrelas na nossa Galáxia.

Em particular, fenômenos como discos de acreção (que são discos de gás e poeira que se formam no entorno das estrelas jovens, e que em última instância fornecem matéria para a formação planetária), e os já mencionados jatos proto-estelares são objeto de estudo destes pesquisadores. Tanto observações astronômicas no ótico quanto modelos computacionais são utilizados como ferramentas na tentativa de compreensão e modelagem destes fenômenos.

Durante o estágio no IPAG, estudos mais detalhados da presença de discos em estrelas jovens, e suas implicações para a rotação das estrelas, bem como para a formação dos jatos a partir de mecanismos que envolvem campos magnéticos e a presença destes discos, foram conduzidos pelos pesquisadores da UESC. Também simulações numéricos tri-dimensionais hidrodinâmicos foram feitos na tentativa de reproduzir as observações realizadas em radiotelescópios pela equipe do Prof. Bertrand Lefloch. A modelagem através de simulações numéricas como objetivo de reproduzir os dados observacionais  é um dos subprojetos atualmente em andamento que une diferentes competências existentes na UESC e no IPAG/UGA.

No encerramento dos trabalhos dessa missão, esses três  professores foram recebidos pela reitora Adélia Pinheiro, ocasião em que o Dr. Lefloch fez uma apresentação sobre a UGA. Participaram também do encontro os Profs. Henri Plana,  George Albuquerque e Ronan Xavier Corrêa. Na ocasião, a Reitora destacou que "a UESC tem como princípio apoiar as iniciativas de parcerias internacionais realizadas pelos grupos de competência instalados aqui". Ela destacou ainda que "o grupo de Astrofísica da UESC possui professores qualificados e com produção de alta qualidade, o que os torna um grupo reconhecido pela comunidade científica e pela administração da UESC”. 

Durante o encontro, foram discutidas várias formas de continuidade das atividades conjuntas na área de Astrofísica, destacando-se a realização de um workshop internacional UESC/UGA previsto para 2017, o intercâmbio acadêmico de professores e estudantes do mestrado em física da UESC e, naturalmente, a continuidade dos projetos científicos que se encontram em desenvolvimento conjunto pelos professores de ambas as instituições."

Harvard (EUA)

Outra visita, também recepcionada pela reitora Adélia Pinheiro,  foi da antropóloga norte-americana Prof./Drª Carla Martin, da Universidade de Harvard, fundadora e diretora do Fine Cacao and Chocolate Institute – FCCI, uma organização sem fins lucrativos dedicada a identificar, desenvolver e promover o cacau fino e o chocolate, com sede em Cambrige, Massachusetts (EUA). O FCCI (https://chocolateinstitute.org/) é uma instituição promotora do chocolate e cacau fino, através do desenvolvimento de atividades educacionais, de pesquisa e comunitárias.

O instituto busca estabelecer trabalhos cooperativos em países produtores de cacau. Nesse sentido a reitora Adélia Pinheiro, destacou que "há diversos grupos de pesquisa que desenvolvem estudos diretamente sobre cacau ou acerca dos reflexos que essa cultura deixou na região cacaueira da Bahia, nos cerca de 200 anos de cultivo do cacau." Mencionou também os aspectos culturais típicos dessa região, de forte influência afro e portuguesa, ilustrando a sua fala com livros dos professores Rui Póvoas, Flávio Gonçalves e a Revista Kawé. Dentre as abordagens científicas e literárias relacionadas com cacau, destacam-se os estudos de história, genética, agroindústria, economia, antropologia etc.

Do encontro participaram professores Ana Paula Trovati Uetanabaro e Ronan Xavier Corrêa, os quais citaram os demais professores, na UESC, que desenvolvem estudos sobre cacau. Citou ainda,  a importância de colaborações institucionais internacionais da UESC com universidades estrangeiras, como Harvard. O professor Ronan deu como exemplo um artigo publicado recentemente que aborda os aspectos genéticos dos materiais cultivados na região há 200 anos, disponível em (http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0145276). A Profª. Adélia mencionou várias instituições regionais que se associam nesse estudo, tais como a CEPLAC, Institutos Federais e a Universidade Federal do Sul da Bahia, além de outras que atuam em colaboração. "Portanto, há grande expectativa que o FCCI possa interagir com a UESC e demais instituições para contribuir nos estudos sobre o cacau em diferentes áreas do conhecimento." 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web