Estudante de Agronomia da UESC é premiada em evento internacional

03/05/2017

Estudante do sétimo semestre do curso de Agronomia, Natália Nunes de Melo, que também é bolsista de iniciação científica da UESC, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), recebeu menção honrosa pelo 3º melhor trabalho apresentado no 6º Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes, na cidade de Botucatu, São Paulo. O evento teve como tema “Perspectivas de interação econômico-ambiental na produção intensiva de carne”, reunindo pesquisadores de destaque na área de nutrição de ruminantes e áreas correlatas do Brasil e da América do Norte.

A discente apresentou o trabalho intitulado “Cocoa meal in diets for sheep: Nutrient intake”, na forma de pôster, sob orientação da professora bolsista em Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/FAPESB, Alana Batista dos Santos. Sua pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Alimentação de Ruminantes (LaPNAR), com suporte financeiro da FAPESB.

O farelo de cacau é um resíduo do processamento das amêndoas do cacau, onde estima-se que são gerados 120 kg de resíduo para cada tonelada de semente de cacau processada na indústria, e consiste no tegumento que envolve a semente. Este é um resíduo que não possui destinação comercial, com riscos potenciais de contaminar o meio ambiente. O resultado desta pesquisa indica que o farelo de cacau possui valor nutricional para ser utilizado em até 100 g/kg da matéria seca das dietas para ovinos em crescimento, por promover melhorias no consumo e na digestibilidade dos nutrientes.

Como a pesquisa apresenta um resultado parcial, mais informações estarão na tese da veterinária Bruna Rayet Ayub, também bolsista da FAPESB e orientada pelo professor José Augusto Gomes Azevêdo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) que integra a pesquisa em rede financiada pela FAPESB (Edital PRONEM), coordenada pelo mesmo professor. O grupo LaPNAR/UESC desenvolve pesquisas utilizando recursos regionais, propondo alimentos alternativos para ruminantes, conciliando desenvolvimento sustentável e produção animal, com preservação ambiental para a região sul da Bahia.