15ª Semana de Museus

09/05/2017 atualizada em 09/05/2017 09:04

Seguindo o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Rede Uesc de Museus está propondo uma série de atividades a serem realizadas entre os dias 15 e 21 de maio de 2017.

Com o tema "Museus e histórias controversas", convidamos a comunidade docente e discente e o público em geral para participar a 15ª Semana de Museus.

A maneira mais usual da memória ser transmitida é por narrativas, que são elaboradas por meio de um processo dialético entre esquecimento e lembrança, em que o “esquecer” tem um papel fundamental ao dar destaque àquilo que é “lembrado”. As narrativas são construídas tanto de silêncios quanto de sons. Assim como seria inaudível uma peça musical que contivesse todas as possibilidades sonoras existentes, seria ilegível uma narrativa que contivesse todas as histórias do mundo. As narrativas, as histórias e também os discursos museológicos são construções sociais. Como pensar então as histórias contadas pelos museus? As narrativas museográficas são produzidas a partir de escolhas, disputas de poder e silêncios. Nelas estão contidos os usos de determinados passados, materializados nos objetos de acervo e circunstanciados pelos interesses do presente e daqueles que os narram. Tal seleção produz ausências e esquecimentos; é o que chamamos de “não dito”, típico das operações que configuram as escritas de histórias e as exposições museológicas.

Confira a programação:

Instituição Atividade Tema Período/Data Horário Contato
Museu Amélia Amado

A Ação Fraternal de Itabuna e seus fundadores

As Olimpíadas Ontem e Hoje

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
museuamelia@yahoo.com.br
Museu do Cacau

Ilhéus através dos séculos

A criança e o rito do Batismo em Ilhéus e Porto Seguro, século XIX

15 a 19 de maio 7:30 às 11:30
cedoc@uesc.br