Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

11/07/2017 - Assinado pela ASCOM

Uma atividade prática da disciplina Empreendedorismo em Setores Tecnológicos, ministrada pela Profª Drª. Katianny Santana Gomes Estival, dentro do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reuniu artesãs e profissionais da gastronomia e estudantes da disciplina, além dos professores convidados Luiza Reis Teixeira e Raimundo Bonfim, ambos da Incubadora Baiana de Empreendimentos Solidários, e coordenador do Epec, professor  João Carlos de Pádua, para discutir de maneira participativa propostas de viabilidade socioeconômica para os membros do Pontal Criativo de Ilhéus.

O encontro aconteceu na UESC sexta-feira (07). As discussões giraram em torno dos anseios de melhores condições de trabalho e de desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais ligados ao Pontal Criativo, sem perder de vista a realidade enfrentada por cada membro e as potencialidades do grupo.

A professora Katianny  falou sobre os objetivos da disciplina e da atividade proposta, enquanto a mestranda Diana Pereira Duarte apresentou as etapas desenvolvidas pelo grupo de estudantes que culminou na proposta de um Canvas Social, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Esse método também é denominado “Quadro de modelo de negócios”. Cada participante recebeu uma cópia desse quadro a fim de compreender de maneira mais simples, clara e objetiva a proposta apresentada pela turma do mestrado.

Os alunos puderam ainda praticar outra atividade que tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos negócios com resultados efetivos e promissores. O World Café possibilita a participação de todos os envolvidos na reunião de forma sistemática, apresentando ideias diretas que ajudam a desenvolver a proposta apresentada inicialmente.

Após três rodadas de muito debate entre os grupos menores que se formaram, foi possível construir alguns painéis repletos de expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo. Essas ideias sistematizadas irão auxiliar os mestrandos na última etapa dessa atividade, que é apresentar um Modelo de Negócio e um Plano de Ação para o Pontal Criativo. O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.

O trabalho de aplicação de métodos de empreendedorismo ao Pontal Criativo começou em 03 de junho, quando surgiu a proposta dos mestrandos buscarem aplicar os seus conhecimentos numa atividade prática com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um setor produtivo regional. Naquele primeiro encontro, membros do Pontal Criativo fizeram uma breve apresentação de suas principais atividades e falaram também sobre os desafios e objetivos do grupo.

Para os mestrandos, antes mesmo da conclusão do trabalho proposto, já foi possível identificar nos membros do Pontal Criativo a força de vontade em ajudar Ilhéus a se desenvolver através do trabalho artesanal e gastronômico voltado ao turismo. Ficaram evidentes também alguns desafios a serem enfrentados pelo grupo, já que ainda não possui um cronograma estabelecido de atividades e nem estrutura física e de transporte para feiras itinerantes. Não há definição também dos locais onde estas feiras poderão ocorrer. Ajudar o Pontal Criativo a buscar maneiras seguras e eficazes de resolver essas e outras pendências é o desafio apresentado à turma do PROFNIT nesta última etapa da atividade.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web