UESC realiza Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitu

04/10/2017 - Assinado pela ASCOM

O XIII Encontro Local do PROLER, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) será realizado nos dias 18 e 19. O evento está focado na promoção da leitura e na formação de mediadores. Nesta edição, o tema “Livros: mediar é semear o futuro” vai abordar as possibilidades de construir uma nova perspectiva de futuro, semeando literatura.

A conferência de abertura, “Literatura, experiência literária e formação docente,” será proferida pela Profa. Dra. Célia Abicalil Belmiro, (UFMG), além de 10 oficinas e 10 minicursos, tratando de aspectos teórico-práticos e interdisciplinares da formação do leitor.

Segundo a professora Glória de Fátima Lima dos Santos, coordenadora do Porler/UESC, “o Encontro é destaque para o VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da  leitura no Brasil, em sua 4ª edição. O Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região (Bahia e Sergipe) participará do debate com gestores das Secretarias de Educação e de Cultura, Conselhos e Academias de Letras, discutindo os caminhos para a implantação dos planos municipais do livro e da leitura.”

Na tarde do dia 19, o bosque da UESC será o palco para receber crianças de escolas selecionadas pelas Secretarias de Educação municipais para interagirem com atores de linguagens diversas (música, teatro, contação de histórias, criação de livros e dança), “num semear de livros e textos literários e musicais, nossa semeadura na esperança de um futuro referenciado e melhor,” frisa a coordenadora do Proler.

A realização do XIII Encontro local do PROLER está sendo viabilizado pela  PROEX/PROLER, DLA da UESC, FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus, Secretarias Municipais de Educação de Ilhéus e de Itabuna, NTE-05 (Núcleo Territorial de Educação), Biblioteca Central da UESC.

Também conta com o apoio do Instituto Prolivro- SP, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-05, TV Santa Cruz,  EDITUS – Editora da UESC, PARFOR (Pedagogia), PROFLETRAS (UESC), Mestrado Acadêmico em Letras (Linguagens e Representações), EAD Letras/UESC e NAU – Núcleo de Artes da UESC. A programação detalhada  está disponível no site www. uesc.br .