Prefeitura de Ilhéus e UESC fortalecem parceria institucional

09/11/2017 - Assinado pela ASCOM

Ao ser recebido pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora Adélia Pinheiro, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre resumiu assim o encontro. “É para estreitar os laços, dialogarmos, para unir a Prefeitura e a universidade”. A reunião aconteceu na Torre Administrativa da instituição de ensino.

Segundo a reitora Adélia Pinheiro ao estabelecer parcerias com o município de Ilhéus, a Universidade se aproxima do cumprimento da sua missão. “Nosso objetivo é criar também atividades em parceria com a gestão municipal, como uma estratégia de inserção à universidade. Estender a qualificação do fazer entre as instituições e ampliar serviços de qualidade à sociedade, que são nossas atividades finalísticas de formação de pessoas e produção de conhecimento à disposição da sociedade”.

. “Vai ser assinado um termo de cooperação amplo e aditivos específicos, na medida das demandas e necessidades. Com isso, iremos construir juntos, uma série de ações importantes para a cidade e para a região. Para esse momento que estamos passando, é muito importante darmos as mãos, para que o nosso povo seja beneficiado. Essas parcerias vão se dar através das áreas da saúde, educação, economia, engenharias, enfim, todas as áreas de formação que possam de algum modo prestar serviços ao município”, assinalou a reitora.

Mário Alexandre destacou a importância estratégica do seu governo em se colocar à disposição da universidade, além de fortalecer as parcerias já existentes que beneficiam a população de Ilhéus. Participaram também da reunião os secretários municipais de Administração, Bento Lima e de Educação, Eliane Oliveira.

No encontro, Mário Alexandre disse que hoje, no município, existem programas atrelados à universidade que estão em andamento, mas é sempre relevante ampliar e abrir novos caminhos. “Promover um estreitamento da prefeitura com a UESC, fortalecer as parcerias e construir uma série de ações importantes para a cidade e para a região”, explicou Mário Alexandre.

Durante a reunião, os gestores discutiram, principalmente, os meios de viabilização desta parceria. Uma das propostas defendidas pelo prefeito é que a UESC ceda, através de uma seleção interna, estagiários para trabalharem em obras do governo municipal, envolvendo alunos de Engenharia Civil. Outro exemplo citado pelo gestor é a disponibilidade de técnicos para a reforma de toda a parte elétrica da Central de Abastecimento, localizada no Malhado, através dos alunos do curso de Engenharia Elétrica.

Salobrinho – Outro assunto discutido entre os gestores foram as demandas de serviços públicos do bairro Salobrinho, localidade situada na  Rodovia Jorge Amado, onde está situado o campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, da UESC, às margens do Rio Cachoeira.