Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

06/12/2017 atualizada em 08/12/2017 12:37 - Assinado pela ASCOM

O Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou aos secretários e representantes de Secretarias de Educação dos municípios da região uma “Proposta de Formação Continuada para professores: Processos formativos na Educação Infantil”.

Com este objetivo o Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, coordenado pela professora Cândida Mª Santos Daltro Alves (DCIE/UESC), realizou encontro abordando o tema “A educação infantil: desafios e compromissos”, com a palestra “O currículo integrador das infâncias e os espaços de ser criança” apresentada pela pesquisadora Ana Beatriz Goulart de Faria (GAE/FAU/UFRJ).

O programa apresentado pelo Prof. Me. Érico Santos pretende promover a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil no âmbito de abrangência da UESC, aprofundando conhecimentos que fundamentam processos formativos na Educação Infantil. Visa problematizar as representações produzidas acerca dos espaços, a partir de suas estruturas e das funções que cumprem, possibilitando uma melhor atuação dos profissionais em diferentes contextos.

O programa se justifica porque a formação inicial dos professores que atuam nos espaços de educação infantil, geralmente não contempla os saberes mais amplos necessários à docência. Dessa forma, a proposta pretende auxiliar a formação desses profissionais para realizarem suas funções de forma consciente, atuando para a melhoria da qualidade dos espaços da educação infantil ofertada nos municípios.

O processo ensino e aprendizagem traz implicações complexas que exigem uma compreensão mais abrangente, assim como referenciais teóricos com os quais os professores possam fundamentar suas ações. Nesta direção, a proposta tem o objetivo de tematizar os processos formativos na Educação Infantil como categoria pedagógica, suas intenções, percursos e percalços, passeando pelas formas de organização dos espaços no que tange a tempo, espaços, registros avaliativos, seleção e oferta de materiais, e seus fundamentos.

Para a formação dos professores que atuam na Educação Infantil, em contexto educacional, estão programados encontros de estudo, estruturados pela coordenação da formação, aplicados por um orientador de estudos, voltados para leitura/estudo complementares dos temas abordados nos encontros formativos.

Esses encontros terão uma carga horária de 80 horas/aula, serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com caráter teórico e prático, experiências individuais, documentos disponibilizados por órgãos governamentais e intervenção na prática pedagógica.

A professora Cândida alerta que “a etapa da Educação Infantil continua enfrentando desafios, mesmo diante de uma série de conquistas, até o reconhecimento enquanto primeira etapa da Educação Básica. Pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação, do Departamento de Ciências da Educação da UESC/DCIE, têm levantado questões importantes acerca dos espaços e da formação de professores para a Educação Infantil, visando, principalmente, orienta-los em como materializar a educação para nossas crianças em respeito aos tempos e especificidades dessa faixa etária”.

Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

Comitiva vista universidades com diferentes perfis

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro