Uesc recebe exposição itinerante Castro Alves e Hansen Bahia

02/04/2018 - Assinado pela ASCOM

Após desembarcar no Teatro Municipal de Ilhéus, a população ilheense terá a oportunidade de apreciar a Exposição Itinerante Navio Negreiro Castro Alves e Hansen Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), órgão vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultaBA, a mostra será aberta na sexta-feira (6), às 9h, e poderá ser apreciada até o dia 16 de abril no Foyer do auditório Paulo Souto da UESC .

“O objetivo da exposição é para que nunca esqueçamos o quanto foi, e é perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirmou Ayrson Heráclito, curador da exposição.

Contemplando a mostra, o artista plástico Zimaldo Baptista realiza a oficina de xilogravura nos dias 12, com turmas pela manhã e tarde e no dia 13, com turma pela tarde. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Zimaldo foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.

A mostra já visitou dez cidades, e após Ilhéus mais dois municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves. “A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, ressaltou Rafael Fontes diretor do Centro de Memória.

CMB – O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço

O que: Exposição Itinerante Navio Negreiro-Castro Alves e Hansen Bahia e oficina de xilogravura.

Quando: Abertura 06 de abril, às 9h / Encerramento 16 de abril.

Onde: Foyer do auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Como: Oficina ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista, com turmas nos dias 12 (manhã e tarde) e 13 (manhã).

Maiores informações: 71 3117 6067 / cmb.fpc@fpc.ba.gov.br