Aluno e professores da UESC fabricam próteses mecânicas de baixo custo

09/04/2018 - Assinado pela ASCOM

Imagine-se dormindo e sonhando que, com uma de suas mãos, você acaricia o seu rosto. Ao acordar você toca o seu rosto, mas não consegue sentir os dedos, o que lhe causa uma sensação estranha. Não existem dedos, não há mãos, restam apenas as marcas de uma cirurgia de amputação na altura do pulso.

E assim criar a possibilidade e o desejo de recuperar de alguma forma o membro perdido, motivou à execução desse projeto, a fabricação de uma prótese mecânica. Essa prótese foi resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do discente Tiago Santa Fé, que teve como orientadores os professores Me. Erickson Fabiano Moura Sousa Silva e Me. Victor Hugo Martins de Almeida, do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (BA).

A ideia foi colocada em prática graças à impressora 3D de baixo custo, montada pelos professores para o uso comum das atividades acadêmicas da Universidade, no ambiente do Laboratório de Projetos Mecânicos e Tribologia (LAPMET), do curso de Engenharia Mecânica, da UESC, em Ilhéus. Inicialmente, aluno e professores imaginavam um projeto que pudesse beneficiar animais amputados, e após conversarem com a professora Dra. Elisângela Barboza da Silva, do curso de medicina veterinária, passaram a enxergar além do que imaginavam, não somente a criação de próteses para os animais, mas também para pessoas.

A ideia foi criar uma prótese de baixo custo para pessoas de baixa renda, que sonham com uma prótese de membros superiores. Começaram a estudar e decidiram adotar a plataforma E-NABLE que é uma comunidade global formada por pessoas dispostas a colaborar para melhorar e difundir projetos de impressão 3D para próteses de mãos e braços, visando ajudar em especial crianças, mas também adultos, que nasceram com limitações nos membros superiores ou sofreram amputação seja por doença, guerra, acidente ou desastre natural.

O modelo impresso foi o Flex Hand, no qual a aparência é bem parecida com uma mão real. O protótipo é leve, prático e barato, tendo um valor médio de R$ 50 enquanto uma prótese normal pode custar em torno de R$ 5 mil, assim, a alternativa pode ser capaz de ajudar centenas de pacientes.

As peças principais, para que a mão mecânica pudesse utilizar o movimento do pulso e distribuir a força para o movimento de pegada entre os quatro dedos da frente e o polegar, foram produzidas na impressora 3D montada pelo grupo de pesquisa em manufatura aditiva do laboratório LAPMET da UESC. Outras peças necessárias foram, linha de nylon, parafusos e pequenas placas de espuma EVA, materiais baratos e acessíveis.

Para aprimorar ainda mais a prótese, e realizar outros projetos, por exemplo, para fabricação de órteses, é necessário um Scanner 3D para que possam extrair os moldes com precisão, equipamento difícil de adquirir diante do contingenciamento orçamentário do Estado da Bahia.

Para iniciar os testes com a prótese de baixo custo o grupo precisa também, do apoio e parceria com outras áreas do conhecimento como fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, além do encaminhamento do projeto para avaliação e parecer do Conselho de Ética e Pesquisa da Universidade.

Informações:

Curso de Engenharia Mecânica

Secretaria: (73) 3680-5543

Coordenação: (73) 3680-5618

Victor Hugo Martins de Almeida - <vhmalmeida@uesc.br>

Erickson Fabiano Moura Sousa Silva - <efmssilva@uesc.br>

Tiago Santa Fé Matos - <t.tsmatos@gmail.com>

E-NABLE < http://enablingthefuture.org/>

FOTOS:

Tiago Santa Fé Matos contemplando a sua criação, ao funa impressora criada no laboratório

Professores  Erickson Fabiano Moura Sousa Silva. Victor Hugo Martins de Almeida e Tiago Santa Fé Matos

Reitora discute tecnologia em saúde entre a UESC e a Fundação Estatal Saúde da Família

Para o avanço nessa área é necessário, além de uma boa infraestrutura de laboratórios, instalações e de equipamentos, conhecimento científico e tecnológico, cientistas, pesquisadores e empreendedores

Semana do Imposto de Renda

De 08 a 12 de Abril

UESC vai receber mulheres ambientalista de Serra Grande

A visita é motivada pela defesa da dissertação de Mestrado "A sustentabilidade local a partir do olhar de lideranças femininas da Vila Rural de Serra Grande (Uruçuca)"

Projeto Céu Aberto

Dia 20 de Março

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 21 de Março

Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial será na UESC

O evento,será no auditório da UESC, das 8 às 17 horas, com o objetivo de atualizar as equipes de saúde municipais e regionais, especialmente de Vigilância em Saúde e Atenção Básica

Professor da UESC foi Oficial Técnico em prova Intercontinental de Triathlon

O professor do curso de Educação Física, Alberto Kruschewsky foi árbitro geral do evento

Restaurante Universitário da Uesc

Prorrogado o Cadastramento Biométrico de Estudantes

Divulgado Edital para o IV Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

Prêmio movimenta o cenário da literatura poética baiana, relevando talentos e valorizando a cultura literária regional.

Suspensão Geral da Energia Elétrica

Parada Programada das 12h até 13h30min

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 14 de Março