Curso Realidade Brasileira (CRB)

15/05/2018 atualizada em 05/06/2018 08:13

Estão abertas, até o dia 15 de junho (ampliado o prazo), as inscrições para o Curso Realidade Brasileira (CRB), promovido pela Proex/Uesc por meio dos projetos de extensão: Diálogos Pedagógicos e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – Cepech, do Departamento de Ciências da Educação – DCIE. O CRB é um curso de formação que, a partir de um método de educação popular baseado nos princípios de Paulo Freire, pretende analisar e debater a formação social, política, econômica e cultural brasileira.

Para isso, o projeto recupera a contribuição original e crítica de autores brasileiros, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Caio Prado Jr., que ajudaram a entender o Brasil e suas contradições. Os Cursos de Realidade Brasileira são realizados desde 2001 e já formaram mais de 200 turmas em todo o Brasil.

Nessa etapa estamos oferecendo 120 vagas para estudantes, professores, militantes, educadores, pesquisadores, lideranças e representantes de movimentos sociais e organizações populares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário preenchido e encaminhado ao e-mail crbilheus@gmail.com.

A metodologia compreende núcleos de trabalho proporcionando maior participação, divisão e realização de tarefas práticas, rodas de conversa, trabalhos em pequenos grupos, leitura de textos, debates e exposições dialogadas. Os participantes do curso receberão certificação de 40 horas. É obrigatória a participação em 75% dos módulos para obtenção do certificado. As dúvidas poderão ser tiradas pelo email crbilheus@gmail.com.

Nessa primeira etapa, na Uesc, o curso será realizado em 5 (cinco) encontros, sempre aos sábados. Conheça a programação.