Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

12/06/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc, Professores da Educação Básica e demais interessados para participar do Seminário "A Significação do Problema Didático a Partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de uma Aula Investigativa", que ocorrerá no dia 15 de junho.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 15 de junho
Local e horário: sala 3114, às 13h30min
Palestrante: Pesquisadora pós-doc Dr.ª Ana Paula Solino - do PPGEC/Uesc
Resumo: Buscamos analisar de que forma ocorre a significação de um problema didático proposto numa atividade baseada no Ensino por Investigação. Os dados foram extraídos da videogravação de uma aula investigativa desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo-SP e, posteriormente, transcritos e organizados por episódios e cenas. Como instrumento de análise, utilizamos os elementos significadores estabelecidos com base nas ideias de Vygotsky, os quais se encontram sintetizados nos Potenciais Problemas Significadores (PPS). Dentre os resultados, destacamos que a resolução do problema didático (PD) é marcada por um campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, as quais são essenciais para a emergência de PPS. Argumentamos a favor de que os elementos significadores podem servir como uma ferramenta pedagógica e analítica para o professor orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas a partir do surgimento de novos problemas.

Lançamento da Editus

Economia Urbana e Regional: Território, Cidade e Desenvolvimento

V Cine Debate

Dia 31 de Agosto

Projeto Sétima na Quinta

Dia 16 de Agosto

Seminário de Coisas Legais

Dia 22 de Agosto

Lei Maria da Penha no Brasil

12º Aniversário da Lei de Proteção da Mulher

Pesquisadores chineses visitam a UESC a partir de quarta-feira

A prospecção e colaboração científica e acadêmica e conhecer a região sul da Bahia é o principal objetivo da visita dos professores chineses

I Seminário Sobre Serviços Ambientais no Sul da Bahia

Dias 20 e 21 de Setembro

Estágio e Auxílio Permanência

Estudantes que Ingressaram em 2018.2

Estudantes festejam remanejamento do curso de Ciências Sociais para o Pavilhão Jorge Amado

Remanejamento representa um ganho para os estudantes e professores, conforme reconhece os representantes do DCE e do Colegiado do Curso.

Restaurante Universitário

Cadastramento Biométrico de Estudantes 2018.2

Prevenção da Monilíase do Cacaueiro

Protocolo de Biossegurança

Transtorno do Espectro Autista é tema de livro da Editus

SuperAr é o personagem criado para contribuir de forma pedagógica no entendimento do Transtorno de Espectro Autista e auxiliar na compreensão das potencialidades que uma criança com o autismo.

UESC convoca população para construir o PDI 2019-2023

A UESC considera muito importante que este PDI seja construído de uma forma participativa.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)/2019

Instituições se manifestam contra cortes de verbas

Restaurante Universitário

Atividades Suspensas nos dias 03 e 04 de Agosto