Estudantes festejam remanejamento do curso de Ciências Sociais para o Pavilhão Jorge Amado

07/08/2018 - Assinado pela ASCOM

O curso de licenciatura em Ciências Sociais está funcionando no Pavilhão Jorge Amado. Antes, as suas atividades estavam centradas no pavilhão do curso de Educação Física no Parque Desportivo. O deslocamento representa um ganho para os estudantes e professores, conforme reconhece os representantes do DCE e do Colegiado do Curso.

O colegiado está instalado numa sala situada no segundo andar do Pavilhão Jorge Amado e as aulas serão ministradas em salas no primeiro andar do mesmo Pavilhão. Poderia ser uma medida de gestão comum na complexa seara das unidades que compõem a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), não fosse a mobilização dos estudantes junto à reitora Adélia Pinheiro.

Eram muitas as dificuldades enfrentadas pela comunidade do curso de Ciências Sociais. Cerca de 300 metros separam o Parque Desportivo, onde funcionava o curso, do conjunto de pavilhões do campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Dalí alunas e alunos tinham que sair correndo às 22 horas para não perder o ônibus que lhes permite chegar às suas casas pouco antes da meia noite. Não é a toa que a reitora, Adélia Pinheiro, rodeada por alunos e professores ouve e observa em silêncio o relato emocionado de uma estudante.

“...É muito mais que isso. É muito mais do que uma simples mudança, é um reconhecimento do curso. Todos nós estamos fazendo festa, muitos choraram, outros gritavam de alegria e até aqueles que ainda não acreditam.” A emoção de Valéria Martins, coordenadora do “DCE mulheres da UESC”, tem sentido. Afinal elas precisavam sair juntas, porque o Parque Desportivo, onde está o pavilhão do curso de Educação Física, à noite é deserto e frequentado por estranhos. Não havia lanchonete e muitos alunos moram a mais de 120 km de distancia.

“É uma conquista e nós precisamos festejar porque a esperança é alimentada por pequenas conquistas,” assinala Bruna. Por sua vez Josimar Ferreira coordenador do DCE da UESC, agradece a professora Adélia pelo empenho para viabilizar o remanejamento do Curso. A reitora falou sobre a dificuldade para conseguir espaços na UESC, porém lembrou que a Susau e a Prefeitura do Campus estiveram empenhada em preparar o novo espaço para o curso.