Reitora da UESC participa de reunião da Abruem com presidente da Capes

25/09/2018 - Assinado pela ASCOM

Foi realizada na tarde de segunda-feira, 24, reunião administrativa da Associação Nacional dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O encontro ocorreu na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com o presidente da Abruem, Haroldo Reimer, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, que é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), além de reitores de universidades de diversos estados brasileiros.

Em sua fala, Abílio Baeta apresentou aos participantes um panorama das atividades da Capes, ressaltando, sobretudo, que neste ano foi possível resgatar e reconstituir o orçamento para atender às demandas correntes de 2018 e assegurar orçamento para 2019.

Com relação ao processo de internacionalização nas universidades, Beata sinalizou a possibilidade do lançamento de novos editais voltados para essa área, bem como a possibilidade de programas de balcão formatados conforme demandas qualificadas a partir de um conjunto de instituições.

Ainda sobre internacionalização, os reitores presentes em Porto Alegre, definiram Argentina e Chile como os destinos da missão internacional de 2019 da Abruem. O objetivo é fortalecer as relações entre as universidades estaduais dos três países.

Durante a reunião, também foram feitos planejamentos para o próximo Fórum da Abruem, que será realizado de 12 a 14 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A temática do Fórum será voltada para a importância das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento local e regional dos estados.

A participação do presidente da Capes, na reunião da Abruem foi definida quando o presidente da instituição Haroldo Reimer foi recebido em reunião na sede da Capes, em Brasília, no último dia 5 de setembro, visando uma aproximação maior entre a Coordenação e a Abruem  e a participação das Universidades Estaduais e Municipais no Programa Institucional de Internacionalização – Capes Print. O objetivo é encontrar caminhos que valorizem a participação destas Universidades no âmbito do Programa, inclusive com a participação nos debates acerca do Capes Print.

O Programa tem como objetivo incentivar a internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IP) no Brasil como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica. Os itens financiáveis para os contemplados nos editais são auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior e no País, entre outros.

A próxima reunião administrativa da Abruem está prevista para ser realizada em 24 de outubro, em Brasília.