Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

05/10/2018 - Assinado pela ASCOM

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, Evandro do Nascimento Silva, participou na tarde desta quinta-feira (4), de reunião envolvendo o Fórum de Reitores, o Fórum dos Técnicos das Universidades Estaduais e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia. O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Segundo Evandro do Nascimento, no documento está pautada a necessidade de revisão do quantitativo de vagas para a promoção, nas quatro universidades estaduais, a fim de que seja assegurado ao servidor esse direito, bem como seja criado um ambiente motivador para o seu trabalho. O documento do Fórum de Reitores surgiu de reuniões com o Fórum dos Técnicos, e marca o apoio das reitorias das Universidades Estaduais à valorização dos servidores.

Ao longo dos quatro anos de regulamentação Lei Estadual 13.184, que estabelece as normas para o cumprimento das condições necessárias tanto à progressão quanto à promoção tem sido constatado, especialmente nos dois últimos anos, que a quantidade de vagas definidas em lei já não contempla a quantidade de servidores aptos à promoção.

Participaram da reunião, ainda, o Superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o Presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio Filho, e a Coordenadora Geral do Sintest-Uefs, Daiana Alcântara. O Superintendente Adriano Tambone informou que há um entendimento da Saeb da necessidade de realizar a alteração do quadro de vagas das duas carreiras, e que falta definir a forma legal da mudança, além de apontar para a continuidade da discussão da pauta o mais breve possível.