Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Seminário de Coisas Legais

11/10/2018

O Seminário de Coisas Legais é um seminário de divulgação de matemática, descontraído e breve, voltado para quem tem interesse em falar/ouvir sobre matemática.  O evento é uma realização do Círculo Matemático da Uesc em parceria com o Seminário de Coisas Legais ICMC - USP.

Numa edição extra, teremos mais um seminário cujo título é: "A topologia do rio corrente - uma introdução à topologia geral".
Resumo: Um subconjunto U da reta real é dito aberto se todo ponto possui um certo "espacinho" para se movimentar ainda dentro de U, digamos assim. Essa movimentação pode ocorrer tanto para a esquerda como para a direita, como se a reta fosse um córrego - uma pequena passagem de água corrente,  praticamente sem correnteza. O que aconteceria, porém, se colocássemos uma certa correnteza bastante forte nessa passagem de água, vindo da esquerda para a direita, de modo que a movimentação só pudesse ser feita a favor da correnteza ? Quem seriam os abertos nessa nova topologia ? Como a reta se comporta com essa nova topologia ? Quais propriedades seriam mantidas e quais propriedades mudariam (drasticamente !!!) ? Nessa palestra usaremos a "Reta de Sorgenfrey" (que é essa nova topologia na reta) como uma introdução à topologia geral. 
Palestrante: Samuel Gomes da Silva
Datas,  horários e locais: 

  • 26/10 às 12:34,  sala 9251, Pavilhão de Exatas, 2⁰ andar
  • 26/10 às 18:50,  sala 3102, Pavilhão Jorge Amado, 1⁰ andar

Não há necessidade de inscrições prévias.

Maiores Informações:
Facebook: @coisaslegaisuesc
Instagram: @coisaslegaisuesc
Contato: coisaslegaisuesc@gmail.com

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web