UESC assina termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde com Una

09/11/2018 - Assinado pela ASCOM

A reitora Adélia Pinheiro assinou um termo de contrato organizativo de ação pública ensino-saúde (Coapes) com o município de Una, por sua Secretaria Municipal de Saúde, para os fins que especifica. O ato de assinatura ocorreu na sala de reuniões da reitoria Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com as presenças do diretor do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) Cristiano Sant’Anna Bahia e da secretária de Saúde da Prefeitura de Una, Sra. Gleiciane Birschner Hora.

O objetivo do COAPES é viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de Residências em Saúde, no município de Una, com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino- serviço-comunidade, em toda a Rede Pública de Saúde ofertada pelo município à população, através da integração Saúde-Escola, estruturada em programas de formação, os quais estarão alinhados com a portaria interministerial que institui as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde e as políticas públicas existentes no SUS.

A reitora explica que a educação permanente é o conceito pedagógico, no setor da saúde, para efetuar relações orgânicas entre ensino e as ações e serviços, e também entre docência e atenção à saúde, sendo ampliado, na Reforma Sanitária Brasileira, para as relações entre formação e gestão setorial, desenvolvimento institucional e controle social em saúde. O município de Una, por sua Secretaria Municipal de Saúde, necessita de pactuações para integrar-se as Instituições de Ensino Superior e Técnico, que desenvolvem atividades de estágio, formação profissional, técnica, aperfeiçoamento, especialização e residência médica compreende a necessidade de promover a integração dos processos de formação e qualificação das Instituições de Ensino Superior e Técnico e da Rede Municipal de Saúde, de acordo com as necessidades concretas de saúde da população.

A Prefeitura de Una e a Universidade terão responsabilidades mútuas quanto às Ações de Integração Ensino-Serviço, a infraestrutura, cogestão pedagógica. Ao município de Una caberá reorientar o modelo assistencial do SUS Una, fortalecendo a integração da educação ao planejamento e às ações de saúde; reafirmar o modelo a partir do fortalecimento da Atenção Básica com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando os recursos estratégicos da educação permanente, cogestão e gestão da clínica.

É fundamental o apoio ao processo de formação e educação permanente dos trabalhadores, fortalecer a gestão democrática e participativa nas políticas públicas, integrando, inclusive, entidades de classe e entes fiscalizadores; oferecer campo de prática e de estágios curriculares para cursos técnicos, ensino superior e residências em saúde.