Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Começa a construção do complexo de laboratórios para as Ciências Exatas

10/06/2019 atualizada em 11/06/2019 13:44 - Assinado pela ASCOM

Começou a ser construído um Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas onde serão desenvolvidas diversas atividades científicas de ensino pesquisa e extensão na área das ciências exatas e outras, com o objetivo de consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O prédio, com três pavimentos, vai ocupar uma área 543,92 m², situado no campus, entre o Pavilhão Max Menezes e a Base Ambiental ao custo total de R$ 6.8 milhões, recursos oriundos do convênio 520/2011 entre a Finep e UESC. As obras, sob a responsabilidade da Conder, estão sendo executadas pela construtora Mestre Silva Ltda e deverão ser concluídas em nove meses.

O estudo locacional e o projeto arquitetônico foram concebidos pela Prefeitura do Campus da UESC e o projeto executivo elaborado por empresa contratada pela Conder que fez a gestão e a fiscalização desse contrato, cabendo à Prefeitura do Campus suprir os requerimentos para detalhamento do projeto em articulação com os professores responsáveis por cada ambiente previsto.

Trata-se de um edifício constituído com três pavimentos (térreo e mais dois) para abrigar no pavimento térreo os Laboratórios para Preparação de Catalisadores e Adsorventes; de Filmes Finos 1 e 2; Espaço Multiuso; de Nanociência Molecular e (Bio) Interfaces; de Materiais e Eletroquímica (LAMEQ); de Materiais Carbonosos Nanoestruturados; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e dois para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

De acordo com o reitor da UESC, Evandro Sena Freire, "o CLCE será um espaço de revelação de talentos e de qualificação de profissionais. Este Centro é estratégico para os discentes e para os docentes pesquisadores da UESC, que vão ganhar um espaço de ponta para desenvolverem suas pesquisas. É um passo importante para a Universidade e que certamente trará benefícios para toda sociedade".

No primeiro pavimento vão estar os Laboratórios de Astrofísica; de Física Nuclear 1e 2; de modelagem de sistemas astrofísicos; de controle de qualidade em física médica; de Metrologia; Laboratório de Aplicativos Gráficos Astrofísicos; de Integração de Projetos Astrofísicos; de desenvolvimento de Códigos de Interfaces Astrofísicas; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

No segundo pavimento serão instalados a Sala de Multimeios; Copa; Sala de Professores visitantes; Complexo de Ciência Animal – os Laboratórios de Nutrição; Complexo de Ciência Animal; Laboratório de biotecnologia; de Comportamento e Manejo de Fauna Silvestre; de Reprodução Animal; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

Segundo o vice-reitor da UESC, professor Elias Guimarães, “sempre foi um desejo que tivéssemos laboratórios específicos ampliando a capacidade instalada da Universidade. O CLCE é um espaço para produção de conhecimento, pesquisa e inovação, para dar suporte à formação e produção de serviço para a sociedade.”

No projeto se destacam algumas características inovadoras no Campus da UESC como o sistema de aproveitamento de água de chuva para uso na própria edificação; a estação própria compacta de tratamento terciário de esgoto sanitário; elevador para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção protegido e com circuito elétrico independente para uso como rota de fuga em caso de incêndio e proteção das esquadrias com brises para maior conforto térmico e redução do consumo de energia com climatização.  




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web