Curso de Agronomia contemplado com Vant Ebee Plus

05/07/2019 - Assinado pela ASCOM

O curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vai receber um Vant Ebee Plus e mais 25 licenças do Software PX4D (mais de 200 mil reais em equipamentos), sorteados pela empresa Santiago & Cintra GeoTecnologias. A UESC foi contemplada durante a 9ª edição do MundoGEO Connect, com a participação do professor/Dr. Niel Nascimento Teixeira.

As feiras MundoGEO e DroneShow são eventos realizados anualmente pela empresa MundoGEO, líder na América Latina na promoção de eventos e conteúdos no setor de soluções geoespaciais e drones. O professor foi o autor da palestra de apresentação oficial/nacional da mais recente Técnica de Posicionamento por Satélites Artificiais GNSS, denominada de PPP-RTK, para fins de Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

O Dr. Niel Teixeira, cadastrado no CNPq na modalidade de Projeto de Cooperação Instituição de Pesquisa e Empresa, coordenou e conduziu uma pesquisa, cujo objetivo era testar e validar a mais recente Técnica de Posicionamento por Satélites Artificiais GNSS, denominada de PPP-RTK, para fins de Georreferenciamento de Imóveis Rurais no Brasil.

Para consecução desta pesquisa a Empresa Santiago & Cintra GeoTecnologias, forneceu toda a infraestrutura como receptores GNSS geodésicos; softwares de pós-processamento GNSS; sinal de correção via satélite geoestacionário etc para sua realização.

Foram realizados levantamentos GNSS em todos os estados do país, afim de se avaliar o desempenho em precisão e acurácia desta técnica de posicionamento à nível nacional. Os resultados finais em acurácia alcançados foram em torno de 2,5cm, o que demonstra a total viabilidade de utilização desta Técnica de Posicionamento GNSS para levantamentos precisos em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Topografia e Cartografia.

De acordo com o prof/Dr. Niel Nascimento Teixeira, a Técnica de Posicionamento GNSS PPP-RTK, além da elevada acurácia, possibilita o Posicionamento em Tempo Real, no Sistema de Referência oficial do país (SIRGAS2000), com a utilização de apenas um receptor GNSS. A integração das possibilidades representam diminuição de custos e aumento da produtividade para as empresas e profissionais de Geotecnologias, que podem utilizar satisfatoriamente esta Técnica de Posicionamento em Mineração, Construção Civil, Rodovias e Ferrovias, Georreferencimento de Imóveis Rurais, entre outras aplicações.

A Empresa

A Santiago & Cintra Geo-Tecnologias é o braço brasileiro da Sensefly, com sede em Cheseaux-sur-Lausanne, Suíça e nos Estados Unidos. O Vant EBee Plus é uma inovadora solução da senseFly, que permite alta flexibilidade em campo, possui inteligência artificial para realizar a decolagem, o voo e a aterrissagem automaticamente, sem a necessidade de equipamentos externos como catapultas ou paraquedas. Durante o voo, as imagens são capturadas de forma a garantir a sobreposição necessária à cobertura da área desejada.