Professora Erinalva Calasans homenageada em encontro no Rio de Janeiro

06/08/2019 - Assinado pela ASCOM

A professora Erinalva Calasans, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foi uma das 68 mulheres escolhidas no Brasil para serem homenageadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A homenagem ocorreu durante o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, exposição com o tema “Um Olhar Singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira”, realizado em sua sede, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Foi o reconhecimento na contribuição dada por diversas mulheres, entre elas a professora Erinalva, na construção, manutenção e desenvolvimento de cursos de matemática em instituições por todo o Brasil. Erinalva Calasans foi membro do quadro docente da UESC, na área de Matemática, no período de 1981 a 2011, hoje aposentada.

Um dos objetivos do Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas é trazer à luz algumas dessas mulheres. A exposição é dedicada àquelas que contribuíram para o florescimento da matemática no Brasil. O evento visa estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em matemática.

“A sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática é um fenômeno mundial que preocupa a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação, daí importância de uma reflexão sobre a discrepância de gênero, em particular em matemática, suas causas, desafios e possíveis iniciativas para diminuí-la,” avalia a coordenação do evento.