Curso de Comunicação da UESC comemora 20 anos ganhando quatro prêmios nacionais

09/09/2019 - Assinado pela ASCOM

O curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que  comemora 20 anos,  participou do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, ocorrido na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 8 de setembro de 2019. Com o tema "Fluxos comunicacionais e crise da democracia", este ano o congresso reuniu estudantes, professores, pesquisadores e  comunicadores de todo o Brasil para debater jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

Além de apresentar trabalhos diversos na área de radio e audiovisual, a UESC concorreu em quatro categorias no prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação e ganhou os quatro prêmios: melhor trabalho em documentário, com  “A voz das Minas”, apresentado pela aluna Dayanna Monstans com orientação da professora Betânia Vilas Bôas;  "O Casamento de Seu João” vencedor de melhor filme de animação, apresentado pela aluna Erica Maria com orientação dos professores Roberto Pazos e Rodrigo Bomfim;  "Um Ser no Mundo" vencedor da categoria Programa Laboratorial de TV, apresentado pela aluna Lumma Maynart com orientação da professora Betânia Vilas Bôas e "Ipupiara: O chamado das águas" vencedor na modalidade ficção em vídeo, apresentado pelo aluno Florisval Elias Neto com orientação das professoras Eliana Albuquerque e Joliane Olschowsky.

“O curso de Comunicação da UESC ganhou todos os prêmios nas categorias em que concorreu. Os alunos já haviam ganhado a etapa Regional Nordeste do prêmio Foram para Belém representando todas as universidades desta região, mas especialmente a UESC,” festeja a professora Eliana Albuquerque.

Além desses prêmios, a universidade também participou de inúmeros grupos de pesquisa com apresentação de trabalhos dos professores Eliana Albuquerque, Betânia Barreto, Dirceu Alves; Karen Ramos, Rita Argolo, Rodrigo Bomfim e Antônio Figueiredo. E ainda integrou o 3º Fórum Nacional de Radio, onde ocorreu a reunião anual da Rede de Rádios Universitárias, com lançamento do seu primeiro livro coletivo. O livro, editado pela UFPB, teve organização das professoras Eliana Albuquerque (UESC) e Norma Meireles (UFPB), com capa de Silvia Barreto (estagiária da Radio UESC).

Radio UESC apresentou um relato de experiência no 3º Fórum Nacional de Radio e a professora. Eliana foi reeleita para o segundo mandato na diretoria da RUBRA (Rede de Rádios Universitárias do Brasil).

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento das pesquisas em comunicação e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. O próximo congresso da entidade será em Salvador, em 2020.

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.