UESC escolhe os nomes que vão compor a lista tríplice para reitor e vice

27/11/2019 - Assinado pela ASCOM

Os professores Alessandro Fernandes (reitor) e Mauricio Moreau (vice-reitor) foram indicados a reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A escolha através do voto da comunidade acadêmica, correu terça-feira (26). A conclusão da apuração dos votos e a proclamação dos resultados se deu nos primeiros minutos da madrugada desta quarta-feira (27).

Concorreram, além de Alessandro Santana e Mauricio Moreau (vice) com um escore de 2391,8278; Cristiano Bahia (reitor), George Albuquerque (vice) 2166,7029; Pedro Marinho(reitor), Ronan Corrêa (vice) 653,6896, e Guilhardes Júnior(reitor), Agna Menezes (vice) 474,3760.

O dia de hoje (27) está reservado para os pedidos de impugnação do resultado e o julgamento dessas impugnações e homologação do resultado final será no dia 29. O prazo final para o encaminhamento, o resultado e, as decisões dos recursos pela Comissão Eleitoral ao Conselho Universitário será no dia 9 de dezembro. Nesta data o Conselho Universitário autoriza ao presidente do Conselho, o reitor Evandro Sena Freire, a encaminhar a listra tríplice ao governador da Bahia, para homologação do reitor e vice-reitor, cuja posse será em fevereiro

Mesmo com uma eleição bastante concorrida, com quatro candidaturas, ao final os candidatos se confraternizaram, agradeceram o apoio da reitoria, da comissão eleitoral e de cada docente, discentes e servidor técnico-administrativo que participou do processo. Ressaltaram a importância do embate de idéias, do debate em torno do fortalecimento da instituição. Lembraram que a partir de agora, desarmados os palanques, todos deverão estar empenhados na construção de uma universidade mais forte. Alessandro Santana, vencedor do pleito, disse que vai precisar de todos e os conclamou a estarem juntos.

O reitor Evandro Sena Freire avaliou como um grande momento para a Universidade Estadual de Santa Cruz. Revela que a instituição está no rumo certo, comprometida com os seus objetivos e buscando atender através das suas atividades finalísticas (graduação, pesquisa e extensão), de forma condizente com as exigências da sociedade.

O processo eleitoral da UESC é coordenado por uma comissão escolhida pelo Conselho Universitário (Consu) e nomeada por seu presidente e reitor da UESC, Evandro Sena Freire, formada por representantes dos docentes: Luiz Antônio dos Santos Bezerra, Lilia Marta Brandão Soussa Modesto e Francisco Mendes Costa, titulares. Os docentes escolhidos para suplentes são: Marcelo Ossamu Honda, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos e Fernando José Reis de Oliveira.

Os representantes dos Servidores técnico-administrativos são: titular, Marciene Aparecida Fernandes Die Deriche e suplente, Evany Cavalcante de Souza Rocha. Representando os discentes, na condição de titular João Lins Costa Sobrinho e suplente Lueny de Souza Rodrigues.

O colégio eleitoral da Universidade Estadual de Santa Cruz é composto por 8.307 eleitores entre docentes, discentes e técnicos-administrativos, dos quais votaram 3.709, registrando uma abstenção de 4.598 votantes.