Reitor destaca esforço do Fórum na liberação de crédito para as universidades

06/03/2020 - Assinado pela ASCOM

O governador, Rui Costa assinou o Decreto Financeiro nº 15, publicado no Diário Oficial de quinta-feira (5), autorizando crédito suplementar a favor das universidades baianas. Dos R$ 143,5 milhões remanejados no orçamento do estado, o gestor reforçou em R$ 15 milhões as contas das universidades.

O maior aporte foi para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que recebeu R$ 6,8 milhões. Dessa verba, R$ 6,2 milhões irão para a construção do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG), Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas e do Centro de Pesquisa em Biodiversidade (CPBIO). Os recursos também irão para apoio ao programa Universidade Para Todos, apoio a ações de pesquisa e aparelhamento da universidade e para o apoio a ações de pesquisa e de iniciação cientifica e tecnológica.

Para a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o crédito suplementar é de R$ 3.475.832 milhões, que devem ser empregados em questões que vão desde a gestão acadêmica de cursos de graduação e pós-graduação à ampliação e renovação da frota de veículos.

Para a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o valor destinado é de R$ 3.472.454 milhões, voltados para a manutenção de serviços técnicos e administrativos; apoio ao funcionamento da atividade acadêmica; realização de ação de extensão universitária; e gestão das ações de ensino de graduação e pós-graduação.

Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) terá um crédito suplementar de R$ 2.005.085 milhões, destinados à realização de processos seletivos; manutenção de serviços técnicos e administrativos; apoio a ações de pesquisa e de iniciação científica e tecnológica.

As quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS) irão receber um crédito suplementar no valor de R$ 15.796.612 milhões no orçamento deste ano, conforme o Decreto Financeiro nº 15, de 4 de março de 2020, assinado pelo governador Rui Costa.

A publicação do Decreto Financeiro 15 ocorreu um dia após a reunião dos secretários da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; da Administração, (SAEB), Edelvino Góes; e da Fazenda (SEFAZ), Manoel Vitório, com o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais do Estado da Bahia, realizada na sede da SEC, e que teve o orçamento como um dos pontos de pauta.

Para o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professor/Dr. Alessandro Fernandes, houve um empenho conjunto do Fórum de Reitores, na tentativa de entendimento com as Secretarias do Estado, para liberar a suplementação. Para isso foi destacada a importância estratégica do investimento em educação e das atividades finalísticas das universidades para o Estado da Bahia.  Os reitores também estiveram reunidos com a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro.

O secretário Manoel Vitório falou sobre a responsabilidade do Estado, neste momento de crise econômica no país, para garantir o equilíbrio fiscal, e, mesmo assim, Rui vem e assume esta responsabilidade.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou que o decreto reforça o compromisso do governador Rui Costa com a Educação. “Claro que se as universidades estão fortalecidas, temos a garantia do ensino de qualidade para diplomar profissionais, garantir pesquisas, cursos de extensão, e, sobretudo, a formação inicial de professores para o fortalecimento da Educação Básica, mantendo uma aproximação das escolas das redes estadual e municipais”, afirmou Jerônimo, ao destacar que o Estado vem cumprindo o repasse orçamentário para as quatro universidades estaduais.