Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

19/05/2020 - Assinado pela ASCOM

As aulas presenciais pararam, mas professores, alunos, pesquisadores e servidores em geral da Universidade Estadual de Santa Cruz estão cada vez mais acelerados. É que UESC, bem como todas as universidades estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Especialmente, agora, por causa do avanço do número de infectados no Brasil.

Momento em que a ciência, a tecnologia e a inovação são ainda mais necessárias para restringir os impactos da pandemia o Departamento de Ciências Biologicas (DCB/UESC), vai promover o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina, de um a cinco de junho, com o tema “Ciência e Saúde em tempos de Pandemia”.

As inscrições para o Simpósio estão abertas (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina da UESC. As atividades serão apresentadas em lives sobre a atuação do Biólogo e do Biomédico em tempos de pandemia, nível de Biossegurança necessário para pesquisa.

A programação consta uma diversidade de temas sobre a evolução e involução da doença, questões ambientais e sobre biologia dos animais silvestres nesse contexto. Também serão discutidas as perspectivas e evidencias no tratamento da Covid-19 e os hospedeiros virais (morcegos).

No dia quatro de junho serão apresentadas lives sobre “Saúde Mental em tempos de coronavírus”, “Papel das mídias sociais em tempos de pandemia”, “Cenário local e regional da pandemia”, “Covid e doenças inflamatórias intestinais” e “atividade física, comportamento sedentário e isolamento/distanciamento social”.

O ultimo dia do evento, cinco de junho, serão tratados temas relacionados ao desafio da manutenção da agende de estudos, sono no período de isolamento, a utilização do sequenciamento de nova geração na identificação e monitoramentos de vírus emergentes e re-emergentes, diagnóstico laboratorial e outros temas.