UESC oferece portal com publicações científicas

27/03/2018 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz conta, desde 2014, com um portal de periódicos que reúne 11 revistas eletrônicas. Coordenada pela Editus – Editora da UESC, a plataforma tem o objetivo de ampliar o acesso às produções científicas da universidade e facilitar o gerenciamento das publicações.

O Portal de Periódicos da UESC utiliza o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software livre disponibilizado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Seu objetivo é reduzir o tempo e custo das tarefas de gerenciamento da edição de uma revista, permitindo que os processos de submissão, avaliação e disponibilização dos trabalhos seja feito de forma eletrônica.

O Portal atende a padrões nacionais e internacionais, observando os critérios de periodicidade, indexação e normalização documental. Todas as revistas adotam os parâmetros documentais (ABNT, APA e outros) e a maioria consta nos principais indexadores: Latindex, Diadorim, Sumários.org, Portal de periódicos da Capes, DOAJ – Directory of Open Acess Journals, ERIH PLUS, Dialnet, Universitats Bibliothek Leipzig e Stanford University Libraries. Além disso, algumas possuem classificação B1 e B2 no sistema de qualificação de periódicos Qualis, mantido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Segundo a bibliotecária que atua no Portal de Periódicos, Quele Valença, no momento, as revistas passam por um processo de avaliação com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias. Além disso, o software de gerenciamento do Portal também está sendo atualizado, com o apoio da UDO – Unidade de Desenvolvimento Organizacional (responsável pela gestão da rede interna da universidade), com o objetivo de dar mais agilidade ao fluxo editorial.

O editor da Revista Especiaria – Caderno de Ciências Humanas, Prof. Roberto Sávio Rosa (DFCH/UESC), aponta um crescimento no número de acessos ao periódico e avalia como positivas as atualizações feitas na plataforma, garantindo que as mudanças permitiram uma maior agilidade nas tarefas de edição dos trabalhos. “A intenção da Editora é tornar mais ágil o processo de difusão científica na instituição, favorecendo também que nossas publicações ampliem o raio de alcance e melhorem os padrões de qualidade exigidos neste segmento”, reforça a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo.

Para conferir as revistas e trabalhos publicados no Portal de Periódicos da UESC, é só acessar: periodicos.uesc.br. Acompanhe outras novidades da Editus no Facebook e Instagram.

Curso Teorias sobre a Revolução Brasileira

De 08 a 11 de Abril

Dia Internacional da Mulher

Homenagem do Comitê Mulheres Uesc

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

Inscrições Abertas de 11 a 13/03

Informe de Rendimentos para IR 2019

Orientações para Acesso

Curso de Iniciação à Pesquisa Científica: Fundamentos e Procedimentos - Módulo I

De 03 a 12 de Abril

Oficina de Elaboração de Propostas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

De 06 de Maio a 19 de Junho

Palestra "As Crianças de 3 a 6 Anos e suas Especificidades na Educação"

Dia 27 de Março

Na UESC o Colóquio Internacional sobre Migrações e Capacitação em Políticas Sociais

No mesmo evento o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 14 de Março

Ciclo de Palestra do PET- Solos

Dia 20 de Março

Meditação Dinâmica – Meditação do Coração

Dia 26 de Março

Suspensão Geral da Energia Elétrica

Parada Programada das 12h até 13h30min

UESC vai receber mulheres ambientalista de Serra Grande

A visita é motivada pela defesa da dissertação de Mestrado "A sustentabilidade local a partir do olhar de lideranças femininas da Vila Rural de Serra Grande (Uruçuca)"

Projeto Céu Aberto

Dia 20 de Março

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 21 de Março

Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial será na UESC

O evento,será no auditório da UESC, das 8 às 17 horas, com o objetivo de atualizar as equipes de saúde municipais e regionais, especialmente de Vigilância em Saúde e Atenção Básica

Professor da UESC foi Oficial Técnico em prova Intercontinental de Triathlon

O professor do curso de Educação Física, Alberto Kruschewsky foi árbitro geral do evento

Restaurante Universitário da Uesc

Prorrogado o Cadastramento Biométrico de Estudantes

Divulgado Edital para o IV Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

Prêmio movimenta o cenário da literatura poética baiana, relevando talentos e valorizando a cultura literária regional.

Semana do Imposto de Renda

De 08 a 12 de Abril
1 a 20 de 21         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho