UESC oferece portal com publicações científicas

27/03/2018 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz conta, desde 2014, com um portal de periódicos que reúne 11 revistas eletrônicas. Coordenada pela Editus – Editora da UESC, a plataforma tem o objetivo de ampliar o acesso às produções científicas da universidade e facilitar o gerenciamento das publicações.

O Portal de Periódicos da UESC utiliza o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software livre disponibilizado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Seu objetivo é reduzir o tempo e custo das tarefas de gerenciamento da edição de uma revista, permitindo que os processos de submissão, avaliação e disponibilização dos trabalhos seja feito de forma eletrônica.

O Portal atende a padrões nacionais e internacionais, observando os critérios de periodicidade, indexação e normalização documental. Todas as revistas adotam os parâmetros documentais (ABNT, APA e outros) e a maioria consta nos principais indexadores: Latindex, Diadorim, Sumários.org, Portal de periódicos da Capes, DOAJ – Directory of Open Acess Journals, ERIH PLUS, Dialnet, Universitats Bibliothek Leipzig e Stanford University Libraries. Além disso, algumas possuem classificação B1 e B2 no sistema de qualificação de periódicos Qualis, mantido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Segundo a bibliotecária que atua no Portal de Periódicos, Quele Valença, no momento, as revistas passam por um processo de avaliação com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias. Além disso, o software de gerenciamento do Portal também está sendo atualizado, com o apoio da UDO – Unidade de Desenvolvimento Organizacional (responsável pela gestão da rede interna da universidade), com o objetivo de dar mais agilidade ao fluxo editorial.

O editor da Revista Especiaria – Caderno de Ciências Humanas, Prof. Roberto Sávio Rosa (DFCH/UESC), aponta um crescimento no número de acessos ao periódico e avalia como positivas as atualizações feitas na plataforma, garantindo que as mudanças permitiram uma maior agilidade nas tarefas de edição dos trabalhos. “A intenção da Editora é tornar mais ágil o processo de difusão científica na instituição, favorecendo também que nossas publicações ampliem o raio de alcance e melhorem os padrões de qualidade exigidos neste segmento”, reforça a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo.

Para conferir as revistas e trabalhos publicados no Portal de Periódicos da UESC, é só acessar: periodicos.uesc.br. Acompanhe outras novidades da Editus no Facebook e Instagram.

Projeto Céu Aberto

Dia 04 de Setembro

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 06 de Setembro

Setembro Amarelo

Mês de Prevenção ao Suicídio

Projeto Conecte em Si

Yoga e Meditação Coletiva na Uesc

Curso Pontos de Gramática: Colocação Pronominal

Dia 03 de Outubro

Curso Pontos de Gramática: Crase

Dia 19 de Setembro

Setembro amarelo: UESC desenvolve ações para estimular prevenção do suicídio

Durante este mês serão realizadas diversas atividades com o objetivo de discutir formas de prevenir o suicídio

XIV Encontro de Medicina Veterinária da Uesc

De 25 a 27 de Setembro

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 13 de Setembro

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

A intenção da Editora é levar ações de leitura a espaços diversos, favorecendo o contato do público com as publicações de editoras universitárias.

12ª Semana de Comunicação da Uesc

De 01 a 03 de Outubro

I Congresso Regional: Farol para o Desenvolvimento

De 09 a 11 de Outubro