UESC oferece portal com publicações científicas

27/03/2018 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz conta, desde 2014, com um portal de periódicos que reúne 11 revistas eletrônicas. Coordenada pela Editus – Editora da UESC, a plataforma tem o objetivo de ampliar o acesso às produções científicas da universidade e facilitar o gerenciamento das publicações.

O Portal de Periódicos da UESC utiliza o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software livre disponibilizado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Seu objetivo é reduzir o tempo e custo das tarefas de gerenciamento da edição de uma revista, permitindo que os processos de submissão, avaliação e disponibilização dos trabalhos seja feito de forma eletrônica.

O Portal atende a padrões nacionais e internacionais, observando os critérios de periodicidade, indexação e normalização documental. Todas as revistas adotam os parâmetros documentais (ABNT, APA e outros) e a maioria consta nos principais indexadores: Latindex, Diadorim, Sumários.org, Portal de periódicos da Capes, DOAJ – Directory of Open Acess Journals, ERIH PLUS, Dialnet, Universitats Bibliothek Leipzig e Stanford University Libraries. Além disso, algumas possuem classificação B1 e B2 no sistema de qualificação de periódicos Qualis, mantido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Segundo a bibliotecária que atua no Portal de Periódicos, Quele Valença, no momento, as revistas passam por um processo de avaliação com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias. Além disso, o software de gerenciamento do Portal também está sendo atualizado, com o apoio da UDO – Unidade de Desenvolvimento Organizacional (responsável pela gestão da rede interna da universidade), com o objetivo de dar mais agilidade ao fluxo editorial.

O editor da Revista Especiaria – Caderno de Ciências Humanas, Prof. Roberto Sávio Rosa (DFCH/UESC), aponta um crescimento no número de acessos ao periódico e avalia como positivas as atualizações feitas na plataforma, garantindo que as mudanças permitiram uma maior agilidade nas tarefas de edição dos trabalhos. “A intenção da Editora é tornar mais ágil o processo de difusão científica na instituição, favorecendo também que nossas publicações ampliem o raio de alcance e melhorem os padrões de qualidade exigidos neste segmento”, reforça a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo.

Para conferir as revistas e trabalhos publicados no Portal de Periódicos da UESC, é só acessar: periodicos.uesc.br. Acompanhe outras novidades da Editus no Facebook e Instagram.

luto pelo falecimento do ex-governador Waldir Pire

Pesquisas Científicas na Uesc

Alunos e Professores Divulgam Vídeos

LIFE Jr foi premiada em um evento de empresas juniores

Os prêmios fortalecem ainda mais a imagem da LIFE Jr e da UESC no Movimento Empresa Júnior Baiano

II Seminário Estudantil de Administração: Perspectivas para o Futuro do Brasil

De 18 a 20 de Junho

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Junho

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Matemática nos Anos Iniciais

Dias 06 e 07 de Julho

Nesta segunda (18) começa o II Seminário Estudantil de Administração da UESC

O Seminário Estudantil de Administração é uma iniciativa dos estudantes do curso de graduação em Administração

Susau Informa

Fechamento dos Portões no Dia 16/06

Projeto Sétima na Quinta/Comitê Mulheres Uesc

Dia 14 de Junho

Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.
1 a 10 de 24         Próximos 10 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250