UESC oferece portal com publicações científicas

27/03/2018 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz conta, desde 2014, com um portal de periódicos que reúne 11 revistas eletrônicas. Coordenada pela Editus – Editora da UESC, a plataforma tem o objetivo de ampliar o acesso às produções científicas da universidade e facilitar o gerenciamento das publicações.

O Portal de Periódicos da UESC utiliza o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software livre disponibilizado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Seu objetivo é reduzir o tempo e custo das tarefas de gerenciamento da edição de uma revista, permitindo que os processos de submissão, avaliação e disponibilização dos trabalhos seja feito de forma eletrônica.

O Portal atende a padrões nacionais e internacionais, observando os critérios de periodicidade, indexação e normalização documental. Todas as revistas adotam os parâmetros documentais (ABNT, APA e outros) e a maioria consta nos principais indexadores: Latindex, Diadorim, Sumários.org, Portal de periódicos da Capes, DOAJ – Directory of Open Acess Journals, ERIH PLUS, Dialnet, Universitats Bibliothek Leipzig e Stanford University Libraries. Além disso, algumas possuem classificação B1 e B2 no sistema de qualificação de periódicos Qualis, mantido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Segundo a bibliotecária que atua no Portal de Periódicos, Quele Valença, no momento, as revistas passam por um processo de avaliação com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias. Além disso, o software de gerenciamento do Portal também está sendo atualizado, com o apoio da UDO – Unidade de Desenvolvimento Organizacional (responsável pela gestão da rede interna da universidade), com o objetivo de dar mais agilidade ao fluxo editorial.

O editor da Revista Especiaria – Caderno de Ciências Humanas, Prof. Roberto Sávio Rosa (DFCH/UESC), aponta um crescimento no número de acessos ao periódico e avalia como positivas as atualizações feitas na plataforma, garantindo que as mudanças permitiram uma maior agilidade nas tarefas de edição dos trabalhos. “A intenção da Editora é tornar mais ágil o processo de difusão científica na instituição, favorecendo também que nossas publicações ampliem o raio de alcance e melhorem os padrões de qualidade exigidos neste segmento”, reforça a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo.

Para conferir as revistas e trabalhos publicados no Portal de Periódicos da UESC, é só acessar: periodicos.uesc.br. Acompanhe outras novidades da Editus no Facebook e Instagram.

Reitora da UESC participa de reunião da Abruem com presidente da Capes

Abílio Baeta apresentou aos participantes um panorama das atividades da Capes

Palestra Programação Neurolinguística: Saúde Mental em Foco

Dia 28 de Setembro

I Roda de Diálogos Pedagógicos e Encontrão UPT serão realizados sexta e sábado na UESC

O objetivo é socializar trajetórias e experiências vivenciadas no Projeto Universidade Para Todos, por meio de relatos dos seus atores

Restaurante Universitário da UESC

Cadastramento Biométrico de Estudantes – Atenção aos Prazos

XIV Semana da Física da Uesc e IV Semana com Ciência

De 24 a 26 de Outubro

Mais um curso da UESC com conceito 5 da Capes

O PPGA é considerado um curso de excelência no Brasil.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 21 de Setembro

Seminário de Coisas Legais

Dia 24 de Setembro

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes

Professores da UESC e universidades da Espanha e Canadá lançam livro sobre Economia Region

O livro nasceu de estudos inicialmente realizados pelo Prof. Polèse que, ampliados, trazem um panorama com semelhanças e divergências referentes ao desenvolvimento urbano de regiões distintas.

A VI Feira das Profissões da UESC será realizada nos dias 19 e 20 de outubro

Tire suas dúvidas com quem já está na Universidade.

Programa Mais Futuro - Estágio

Comunicado URGENTE - 17 a 21 de Setembro

II Colóquio O Homem e seu Entorno - Marx: 200 anos

De 05 a 08 de Novembro

Oficina de Assistência Estudantil

Oficina de Assistência Estudantil - PDI UESC 2019/2023

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf - Mitologia Indígena

Dias 28 e 29 de Setembro

1º Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável (CIGCCPS)

De 12 a 14 de Novembro

Uesc Azul

Dia 24 de Setembro

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

A intenção da Editora é levar ações de leitura a espaços diversos, favorecendo o contato do público com as publicações de editoras universitárias.

12ª Semana de Comunicação da Uesc

De 01 a 03 de Outubro

I Congresso Regional: Farol para o Desenvolvimento

De 09 a 11 de Outubro