Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

04/07/2018 - Assinado pela ASCOM

A Editus – Editora da Uesc apresenta duas novas obras literárias: Ordem imperial e aldeamento indígena: Camacãns, Gueréns e Pataxós no Sul da Bahia, de Ayalla Oliveira Silva e A arte de tecer a si mesmo organizado por Alexandra Marselha Siqueira Pitolli.

O livro Ordem imperial e aldeamento indígena: Camacãns, Gueréns e Pataxós é uma pesquisa histórica que apresenta as relações sociais e étnicas estabelecidas no século XIX pelos povos Camacãns, Pataxós, Gueréns e outros grupos indígenas da região da Cachoeira de Itabuna e Ferradas, que hoje compreende a cidade de Itabuna/BA. A autora busca compreender a complexidade do processo de colonização do Sul da Bahia, lançando mão de uma interpretação que abrigue os índios nas origens históricas do município e problematizando as tensões políticas e sociais que caracterizam o processo de colonização sul-baiana.

Já o livro A arte de tecer a si mesmo, apresenta memórias produzidas por alunos do mestrado em Educação em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Em seus memoriais, eles relatam suas experiências pessoais e profissionais, possibilitando o conhecimento da visão dos autores sobre seus percursos formativos e a influência delas para sua constituição como professor, revelando as singularidades de ser docente e estar em constante processo formativo.

Ordem imperial e aldeamento indígena: Camacãns, Gueréns e Pataxós, custa R$ 40,00 e A arte de tecer a si mesmo, custa R$ 25,00. Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus. Na internet, o leitor encontra essas e outras publicações da Editus nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br. Pedidos também podem ser feitos pelo email vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73)3680-5240. Para acompanhar todas as novidades da Editora acesse o site www.uesc.br/editora, o Facebook @editorauesc e o Instagram @editus.uesc.