I Encontro Internacional do Projeto CID

17/04/2012

A Universidade Estadual de Santa Cruz realizará o I Encontro Internacional do Projeto Conocimiento, Inclusión y Desarrollo (CID), no dia 19 de Abril, no Auditório da Torre Administrativa (5° andar). O objetivo desse encontro é divulgar um projeto inserido no contexto de internacionalização da UESC através da cooperação internacional, além de discutir a transferência de conhecimento da universidade à sociedade a fim de promover desenvolvimento regional.

Aberto a toda a comunidade acadêmica, o evento terá a participação da reitoria, representantes da Fundação CRUI (Conselho de Reitores das Universidades Italianas), representantes da Reserva Extrativista de Canavieiras (RESEX) e professores coordenadores do projeto.

Confira a Programação:

14h00 - Abertura.
Prof.ª Adélia Maria Carvalho de Melo Pinho - Reitora UESC
Dr.ª Monica Cantiani - Representante da Fundação CRUI

14h20min - Estado da arte do projeto CID na UESC
Prof.ª Mônica de Moura Pires - UESC

14h40min - A UESC e a RESEX de Canavieiras
Transferência de tecnologia e conhecimento entre universidade e empresa
Prof. Abel Rebouças São José - UESB

As ações de fortalecimento na RESEX
Carlos Alberto Pinto dos Santos - Representante da RESEX na Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Costeiras e Marinhas

15h30min - Intervalo - Café
O papel da Associação na transformação das comunidades de pescadores e marisqueiras da RESEX - Ernesto Monteiro de Almeida - Presidente da AMEX

As ações da Rede de Mulher na RESEX
Edna Freitas de Jesus Oliveira - Coordenadora da Rede de Mulheres Extrativistas da Bahia

Análise socioeconômica da RESEX de Canavieiras
Aniram Lins Cavalcante - Doutoranda PRODEMA/UESC

Empoderamento da população do sexo feminino através da assessoria jurídica
Prof. Guilhardes de Jesus Júnior - UESC

17h00 - Encerramento

Palestra “Finanças Pessoais – Máster”

Dia 13 de Setembro

UESC abre seleção para a 2ª turma do Curso de Especialização em Gestão Cultural

O curso é gratuito e disponibilizará 40 vagas

Modelos de recuperação da Mata Atlântica em novo livro da Editora da UESC

A floresta é uma das mais devastadas e fragmentadas do planeta e mostra que além de preservar é preciso recuperar com consciência.

UESC e Instituto Nossa Ilhéus definem parcerias

As parcerias serão divulgadas e chanceladas durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável que será realizado no dia 5 de setembro,no auditório Paulo Souto, na UESC.

UESC realiza IV Feira das Profissões em setembro

Aproximando a universidade das escolas o público alvo são os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Programa Universidade para Todos – UPT

Aulões das Disciplinas da Área de Linguagens, História e Geografia

Matrícula para 2º Período Letivo de 2016

Cursos de Graduação e Pós-Graduação

III Simpósio de Pedagogia

De 22 a 24 de Novembro

Adélia Pinheiro é vice-presidente da ABRUEM

Em seu pronunciamento a reitora da UESC manifestou preocupações com o cenário atual brasileiro e seus impactos sobre a educação.

Programa Universidade para Todos – UPT

Aulões das Disciplinas de Química e Biologia

Ensino prático de libras em novo livro da Editora da UESC

O livro é Ferramenta didática e lúdica para intensificar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, de autoria do pesquisador Melquisedeque Almeida, professor da UESC

Ensino Prático de Libras

Tema do Novo Livro da Editora da Uesc

Horário de Funcionamento Durante Recesso Acadêmico

Biblioteca, Protocolo Geral, Central Telefônica e Posto de Saúde

Nova diretoria da Abruem será empossada quarta-feira(10)

O reitor Aldo Nelson Bona(Unicentro), atual vice, assume a presidência. Adélia Pinheiro (UESC), passa a ser vice. A cerimônia será realizada, no Auditório da Associação Médica de Brasília(DF)

Projeto Universidade para Todos

Aulões das disciplinas de FÍSICA e MATEMÁTICA

Secretário da Educação se reúne com Fórum de Reitores das Universidades Estaduais

Foram discutidas demandas das universidades, voltadas à gestão e questões orçamentárias

UESC realiza o IV Workshop de qualificação de doutorandos do PPGGBM

No encerramento está programada uma mesa-redonda com a participação dos professores convidados e do coordenador do PPGGGBM.

Diálogos da Educação vai discutir os desafios da pesquisa em política educacional

O evento, para discussões sobre temas relacionados ao cenário político educacional, será realizado no dia 19, no auditório do curso de Direito.

Projeto de Extensão da Uesc leva alunos para Olimpiada/Rio 2016

Projeto Vivenciando Olimpíada e Paralimpíada foi criado pelos professores Alberto Barretto Kruschewsky e Márcia Mores Morel.

Adélia Pinheiro sugere mobilização em defesa do Marco Legal da CT&I

Reitora da UESC e presidente da Abruem participa de seminário no Congresso Nacional para discutir marco legal da ciência, tecnologia e inovação

Pesquisadores estrangeiros visitam a UESC

As missões tiveram o objetivo de prospectar oportunidades de intercâmbio de alunos e colaboração nas diferentes áreas científicas.

Resultado das Bolsas ICB, CNPq, CNPq-Af

Propp Aguarda Informação para Liberação