TV UESC e Editus Promovem Oficina

08/04/2014

A TV UESC e a Editus promoveram, na última sexta-feira, dia 04 de abril, o primeiro módulo da Oficina de Adaptação Literária para alunos do Colégio Estadual Polivalente de Camacan. A atividade é um desdobramento da oficina Leitura, Educação e Audiovisual, realizada na 1ª Feira Universitária do Livro da UESC.

Nesta primeira fase, cerca de quarenta alunos do ensino médio conheceram um pouco mais sobre a história da adaptação literária para o cinema, vídeo e televisão. Com a professora do Curso de Comunicação Social, Marlúcia Mendes da Rocha, aprenderam que a literatura sempre serviu de inspiração para o audiovisual. A professora falou sobre as diferenças e aproximações das linguagens, narrando experiências próprias também na teledramaturgia.

José Nunes de Oliveira Junior e Taís Borba, ex-alunos do Curso de Comunicação, exemplificaram essas discussões por meio da apresentação dos vídeos O Armário e TV a dois, produções realizadas durante a graduação. Ambos destacaram a importância da interpretação, pesquisa e liberdade criativa no processo de adaptação.

As professoras Betânia Villas Boas Barreto e Karen Ramos fecharam o primeiro momento da oficina, que ainda terá mais um módulo. Com elas, os alunos iniciaram a produção de roteiros que tomaram como base os contos do escritor Euclides Neto, reunidos no livro O tempo é chegado, publicado pela Editus. Betânia e Karen destacam "que a ideia é que os alunos possam viver o processo de elaboração de um produto audiovisual desde o início e transformar estes e outros textos em produções que retratem a riqueza da cultura regional".

Até o final da oficina os alunos conhecerão as etapas de criação de um vídeo.