Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

TV UESC e Editus Promovem Oficina

08/04/2014

A TV UESC e a Editus promoveram, na última sexta-feira, dia 04 de abril, o primeiro módulo da Oficina de Adaptação Literária para alunos do Colégio Estadual Polivalente de Camacan. A atividade é um desdobramento da oficina Leitura, Educação e Audiovisual, realizada na 1ª Feira Universitária do Livro da UESC.

Nesta primeira fase, cerca de quarenta alunos do ensino médio conheceram um pouco mais sobre a história da adaptação literária para o cinema, vídeo e televisão. Com a professora do Curso de Comunicação Social, Marlúcia Mendes da Rocha, aprenderam que a literatura sempre serviu de inspiração para o audiovisual. A professora falou sobre as diferenças e aproximações das linguagens, narrando experiências próprias também na teledramaturgia.

José Nunes de Oliveira Junior e Taís Borba, ex-alunos do Curso de Comunicação, exemplificaram essas discussões por meio da apresentação dos vídeos O Armário e TV a dois, produções realizadas durante a graduação. Ambos destacaram a importância da interpretação, pesquisa e liberdade criativa no processo de adaptação.

As professoras Betânia Villas Boas Barreto e Karen Ramos fecharam o primeiro momento da oficina, que ainda terá mais um módulo. Com elas, os alunos iniciaram a produção de roteiros que tomaram como base os contos do escritor Euclides Neto, reunidos no livro O tempo é chegado, publicado pela Editus. Betânia e Karen destacam "que a ideia é que os alunos possam viver o processo de elaboração de um produto audiovisual desde o início e transformar estes e outros textos em produções que retratem a riqueza da cultura regional".

Até o final da oficina os alunos conhecerão as etapas de criação de um vídeo.

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web