Cursos de Especialização EaD

08/07/2014

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através de convênio com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação (MEC), realizou no dia 05 de julho, a aula magna de abertura dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade EAD, em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão da Saúde. A solenidade foi presidida pela reitora da UESC, Adélia Pinheiro, com a participação de alunos dos núcleos, monitores e professores, além dos diretores dos departamentos envolvidos com a viabilização dos cursos.

O tema da palestra apresentada pela Prof.ª Dra. Elizabete Matos Ribeiro (UFBA) foi "Responsabilidades e cidadania na Administração Pública: desafios da formação profissional continuada dos servidores e gestores públicos".

Os cursos são financiados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC e oferecidos no âmbito do Sistema UAB. São gratuitos e destinados à formação de pessoal de nível superior, para a atuação nas administrações públicas, tendo por objetivo a qualificação de pessoal visando o exercício de atividades gerenciais.

Especificamente, a finalidade dos cursos é capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; e contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

A Prof.ª Dra. Rozemeire Cardoso de Souza, diretora do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, frisou que “os cursos representam o empoderamento que gera conscientização, socializa o poder entre os cidadãos possibilitando a conquista da condição e da capacidade de participação da inclusão e liberdade das pessoas”.

A diretora do Departamento de Administração e Ciências Contábeis, Prof.ª Dra. Sônia Fonseca, destacou que "o nosso objetivo, com o Curso de Gestão Pública é formar equipes responsáveis pela recuperação dos princípios éticos para atender às demandas das organizações públicas que busquem equipes de trabalho auto-organizadas, com capacidade de transformar complexidade em desempenho."